Tabelas de contingência de frequências Cada célula indica o número (ou frequência) de alunos. Por exemplo, o 36 na coluna Meninos e na linha Preferem cães. Isso nos diz que há 36 meninos que preferem cães neste conjunto de dados. Observe que há duas variáveis: gênero e preferência.
Para construção de tabelas de dupla entrada (tabelas de contingência), arraste um dos botões para o campo de linhas e o outro para o campo de colunas. Um dos dois para o campo de valores. Neste caso você terá três opções de valores percentuais: do total geral, total linha, total coluna.
Para calcular o coeficiente de contingência C os dados devem ser apresentados em uma tabela de contingência como a ilustrada a seguir. Os dados podem ser divididos em qualquer número de categorias, isto é, a tabela pode ser do tipo kxr, onde k = número de colunas e r = número de linhas.
Calcule o risco relativo usando a tabela 2x2.
A taxa de incidência é o número de novos casos de uma doença, dividido pelo número de pessoas em risco. A taxa de prevalência é calculada usando o número de indivíduos afetados em determinado momento, dividido pelo número total de pessoas.
A taxa de incidência é calculada da seguinte forma: O numerador refere-se estritamente à primeira manifestação da doença. A unidade da densidade de incidência deverá incluir sempre uma dimensão de tempo (dia, mês, ano, etc.).
Coeficiente ou Taxa: é a relação entre o número de casos de um evento e uma determinada população, num dado local e época. É a medida que informa quanto ao “risco” de ocorrência de um evento.
Taxa de Detecção. A taxa de detecção (TD) corresponde ao percentual de fetos afetados que são identificados positivamente pelo teste, isto é apresentam risco acima do nível de corte (limite arbitrado entre baixo e alto risco) para determinada anomalia.
Indicadores epidemiológicos são importantes para representar os efeitos das ações de saneamento - ou da sua insuficiência - na saúde humana e constituem, portanto, ferramentas fundamentais para a vigilância ambiental em saúde e para orientar programas e planos de alocação de recursos em saneamento ambiental no país.
Os principais coeficientes que medem a natalidade (nascimentos) de uma população são o coeficiente de natalidade e o de fecundidade. Enquanto o coeficiente de natalidade está relacionado com o tamanho da população, o de fecundidade está relacionado com o número de mulheres em idade fértil.
Índice – São razões entre duas grandes tais que uma não inclui a outra. Coeficiente – São razões entre o número de ocorrência e o número total. Taxas – São coeficientes por uma potência.
Alguns coeficientes são multiplicados por mil para se transformarem em taxa, é o caso da taxa de mortalidade. Indicadores como a taxa por cem mil habitantes são proporcionais ao tamanho da população em questão, logo, eles permitem comparar populações (países, cidades, bairros) de tamanhos diferentes.
Significado de Índice substantivo masculino Quadro que, metodicamente, indica os assuntos tratados num livro, indicando as respectivas páginas. ... Relação do valor quantitativo do que, calculado tendo em conta um padrão, pode indicar a existência e frequência de um ato no universo; taxa: índice de mortalidade infantil.
As palavras índices servem para dar uma ideia ao leitor sobre o conteúdo que virá pelo frente na leitura, bem como, orienta o leitor a saber qual matéria ele poderá encontrar em cada capítulo.
O índice serve para mostrar, indicar ou revelar algo, é uma lista de elementos dentro de uma determinada ordem.
Há duas maneiras de usar a função ÍNDICE: Se você deseja retornar o valor de uma célula especificada ou uma matriz de células, consulte Forma matricial....Exemplo 1.
É possível usar o processador de texto (por exemplo o Word) para criar índices automáticos. Basta catalogar todos os títulos do trabalho e depois inserir o índice.
Crie o sumário
Os três principais tipos de índices no Word, são: