Para o cálculo do volume corrente foi utilizada a equação: VC = VM/FR. Para a mensuração da Capacidade Vital Lenta (CVL), pedia-se à voluntária que realizasse uma inspiração máxima e, em seguida, expirasse lentamente através do ventilômetro, sem fazer esforço, até a capacidade residual.
O Volume de Reserva Inspiratório somado ao Volume Corrente corresponde ao que chamamos de Capacidade Inspiratória (aprox. 3.
A Complacência é definida como a variação de volume pulmonar para cada unidade de variação na pressão transpulmonar (C = ∆V/∆P).
As medidas de mecânica pulmonar foram obtidas a partir dos seguintes cálculos: complacência dinâmica Cdin = VC / PPI - PEEP; complacência estática Cest = VC / Pplato - PEEP, resistência das vias aéreas Raw = PPI - Pplato / fluxo inspiratório.
50 + 0,91 * (Altura – 152,4 cm). VC: 6 a 8 ml/kg – Início da VM. 45,5 + 0,91 * (Altura – 152,4 cm). VC < 6 ml/kg – SARA....Fórmulas e cálculos em Ventilação Mecânica.
Tensão superficial A retração pulmonar é uma combinação da elasticidade tecidual e das forças de tensão superficial nos alvéolos. Durante a insuflação, é necessária uma pressão adicional para superar as forças de tensão superficial.
A força de retração elástica dos pulmões (Pel,L) tende a trazê-los para seu volume mínimo. Isto é, eles tendem sempre a se contrair e colabar. ... A tensão superficial é a força de atração entre átomos e moléculas na superfície de um líquido ou também a resistência oferecida por um líquido na interface de contato com o ar.