Instalando o Ubuntu
Informações adicionais
Vá no menu Iniciar, procure pelo Prompt de Comando e inicie-o como Administrador. Reinicie o computador e você deve receber a tela do GRUB. Caso não ocorra, entre na BIOS e procure pelas opções de boot. No meu caso, definir a sequência de boot na BIOS resolveu o problema.
Ligue o computador e inicie o Windows 7 pelo DVD de instalação. Clique em Avançar. Agora clique em Reparar o computador....Etapa 2: Iniciar o sistema no novo hardware
Seu HD externo agora possui propriedades de boot. Para usá-lo, basta copiar a instalação do Windows para dentro do HD e iniciar o computador pelo dispositivo USB.
Mude o disco rígido para o status de “principal” (ou "Master").
A única coisa que tem como você fazer é deixar seu hd SATA como primário ou secundário. Ou seja, você apenas vai espetar o hd sata na board que não vai interferir com o funcionamento do hd pata. Verifique em sua placa pois sempre há uma serigrafado qual é a porta SATA1 ou SATA2 (primário e secundário).
É só vc determinar, no setup da bios, que o hd ide é o disco rigido padrão de boot. Automaticamente o hd sata fica como slave. Não existe HD master nem slave.
Nota: O jumper é uma pequena pecinha plástica que contém um metal condutor em seu interior. Você encaixa essa peça em dois pinos, localizados na traseira do HD para que ele informe à placa-mãe de que forma ele deve trabalhar, se é como um disco primário (master) ou secundário (slave).
Se sua placa mãe tem duas portas IDE, ligue o HD IDE numa porta e o DVD na outra. Os dois são masters. Se a placa mãe (mais moderna) tiver só uma porta IDE, ligue o HD IDE como master e o DVD como slave.