Hoje é Dia do Físico!...Interessado em saber mais sobre faculdades e cursos?
Espaço percorrido é uma grandeza escalar, diferentemente do deslocamento. O espaço ou distância percorrida é a soma dos módulos de cada deslocamento retilíneo que resulta no deslocamento total do corpo.
De acordo com a propriedade gráfica, podemos calcular a variação de espaço a partir de um gráfico de velocidade em função do tempo. O espaço percorrido é numericamente igual a área formada entre o segmento da velocidade até o eixo x, do tempo.
Na fórmula acima, ΔS é chamado de deslocamento e mede a distância entre as posições final (Sf) e inicial de um móvel (S0), portanto, ΔS = Sf - S0. O intervalo de tempo decorrido entre a passagem do móvel pelas posições inicial e final é dado por Δt, calculado pela expressão Δt = tf – t0.
Os termos da equação da força centrípeta são:
Assim como na velocidade média, o valor do módulo da velocidade tangencial pode ser obtido dividindo o espaço percorrido pelo tempo necessário para percorrer esse espaço.
Velocidade = 60*RPM*((π* Diâmetro do Rolo)/12) Embora seja mais preciso que um encoder montado no motor, essa abordagem ainda sofre com erros mecânicos introduzidos pelo deslizamento da correia, etc.