O dia do psicólogo marca a data em que a profissão foi regulamentada, 27 de agosto de 1962. O processo de profissionalização do psicólogo no Brasil deu-se em três etapas. Inicialmente, com as faculdades e escolas de medicina e a escola de anatomia militar do RJ, no século XIX.
Em 27 de agosto de 1962, o então presidente da República, João Goulart, sancionou a Lei 4.
Franco da Rocha tinha sido desde 1896 o diretor do "Hospício da Várzea do Carmo" c ali imprimira uma decidida oricntação científica que propagara através da revista Estatísticas e Apontamentos, por clc criada no ano anterior, 1895, para promover a psicologia clínica.
Para este ano o tema escolhido foi: “58 anos da Psicologia como Ciência e Profissão no Brasil”.
De acordo com Conselho Federal de Psicologia (CFP), atualmente existem no Brasil, em média, 320 mil psicólogos, sendo maioria dos profissionais estão concentrados na região Sudeste.
Para o curso de Psicologia o MEC determina que a carga horária mínima da graduação seja de 4 mil horas, distribuídas em 5 anos. Algumas faculdades funcionam em período integral. Fique atento na hora de se inscrever! Dentro da carga horária mínima é previsto o cumprimento do estágio obrigatório.