Chama-se Descobrimento da América a chegada e ocupação da América pelo navegador Cristóvão Colombo (1452-1516) em 12 de outubro de 1492.
No dia 3 de agosto de 1492, Colombo partiu do porto de Palos de la Frontera, em Huelva. A expedição de três embarcações (chamadas Niña, Pinta e Santa María) chegou a uma pequena ilha nas Antilhas em 12 de outubro.
Algumas destas civilizações ainda viviam como no período paleolítico, produzindo apenas o que precisavam para se manter, sem excedente. “Algumas tribos tupis já estavam transitando do paleolítico, por isso produziam agricultura rudimentar, na chamada de roça branca, onde eram plantados mandioca, cará, feijão.
Ele fundou a vila de São Vicente no litoral paulista, que se tornou um centro de expansão portuguesa rumo ao interior. Mas, sem recursos para explorar a Colônia, dom João III criou o sistema de capitanias hereditárias, que constituíram a primeira divisão administrativa do Brasil. A coroa portuguesa doou imensas porções de terra – desde Belém do Pará até a ilha de Santa Catarina – a particulares, os donatários, que tinham a obrigação de protegê-las e povoá-las, em troca do direito de exploração.
Mais tarde, o cartógrafo Martin Waldseemüller (1470-1520) começaria a empregar o termo América em seus mapas, em homenagem a Américo Vespúcio, para designar o "novo mundo".
Chegada dos portugueses ao Brasil Revisto por Thiago Souza Professor de História, Sociologia e Filosofia A chegada dos portugueses ao Brasil ocorreu em 22 de abril de 1500. Neste dia, navegantes liderados por Pedro Álvares Cabral desembarcaram na região da atual cidade de Porto Seguro.
Cristóvão Colombo, cujo nome original era Cristoforo Colombo, nasceu em 1436 e morreu em 1506. Sua intenção era encontrar uma maneira de chegar às terras do Grande Khan, no Oriente, para criar uma rota comercial para a seda e as valiosas especiarias.
A versão histórica oficial considera o explorador português Pedro Álvares Cabral (1467-1520) como o primeiro navegante a chegar em terras brasileiras, junto com uma frota de 13 navios e mais de mil marujos.
Eles saíram de Portugal em busca das Índias, mas chegaram ao litoral sul baiano, no dia 22 de abril de 1500. Só desembarcaram no dia 23, quando descobriram que as terras não eram desabitadas. Cerca de 3 milhões de nativos, os índios, já viviam no Brasil. Portugueses não descobriram o Brasil, mas, sim, invadiram (Foto: Reprodução / TV Globo) “Isso descaracteriza a visão tradicional de que teria sido uma descoberta. Na realidade, Portugal não descobriu o Brasil, ele ocupou, invadiu, submetendo dessa maneira diversas nações indígenas.
Devido aos laços políticos que os monarcas espanhóis mantinham com o Papa, a disseminação da fé cristã e a evangelização da população americana foram estabelecidas como condição necessária para as expedições.
Os bastidores da viagem de 44 dias que levou Pedro Álvares Cabral ao Brasil 18 julho 2022 Navegador português e sua tripulação enfrentaram tormentas, calmarias e doenças; apenas 500 dos 1,5 mil homens que saíram de Portugal conseguiram voltar para casa – e quatro pessoas ficaram no Brasil. Leia reportagem aqui.
A partir daí, os problemas com os franceses terminaram? Não. O sucessor de Tomé de Sousa, Duarte da Costa, governou o país de 1554 a 1559. Nesse período, ocorreu a primeira tentativa francesa de colonização do país. Em 1555, o almirante Nicolas Durand de Villegaignon, com o apoio do rei francês Henrique 2º., comandou uma expedição com esse objetivo.
Portugueses foram os primeiros europeus a chegar ao Brasil? – Mesmo a afirmação de que foi a esquadra de Cabral a primeira a chegar ao Brasil é questionável. Historiadores apontam documentos da época que indicam que outros navegadores já conheciam as terras brasileiras.
Quem chegou primeiro? A versão mais conhecida por todos defende que o primeiro europeu a tocar no Brasil, pelo território da Bahia, foi o português Pedro Álvares Cabral, em abril de 1500. Só que novas pesquisas hoje apontam que, na realidade, em janeiro de 1500, um navegador chamado Vincente Pinzon e seu contra-almirante Diego de Lepe estiveram no Brasil.
O Descobrimento da América aconteceu em 1492, quando o navegador genovês Cristóvão Colombo, financiado pela monarquia espanhola, chegou à Ilha de Guanahani, nas Antilhas (rebatizada posteriormente como San Salvador). Colombo acreditava que havia chegado às Índias.
Descobrimento do Brasil Hoje (22/04), comemoramos o descobrimento do Brasil. Há 522 anos, Pedro Álvares Cabral desembarcou em Porto Seguro, no litoral sul da Bahia, em 1500, tornando a região colônia do Reino de Portugal. Mas você sabia que antes de se chamar Brasil nosso país teve outros nomes? Inicialmente, o nome dado pelos indígenas que aqui habitavam era Pindorama; depois do descobrimento foi chamado de Ilha de Vera Cruz (1500), Terra Nova (1501), Terra dos Papagaios (1501), Terra de Vera Cruz (1503), Terra de Santa Cruz (1503), Terra Santa Cruz do Brasil (1505), Terra do Brasil (1505), e, finalmente, Brasil, desde 1527.
Ele partiu para o Brasil no ano seguinte, acompanhado de mil homens, parte dos quais degredados, além de seis missionários da Companhia de Jesus. Tomé de Sousa deu início à construção e fortificação de Salvador, na Bahia de Todos os Santos, que se tornou a sede da administração da Colônia até o século 19.
De que modo ocorria a extração do pau-brasil? Em troca do pagamento de impostos e da prestação de serviços, como a construção de fortes e sua manutenção, o rei de Portugal concedia a um comerciante – o primeiro foi Fernando de Noronha, em 1502 – o direito de extrair o pau-brasil.
Foi em 1504 que o navegador florentino a serviço da Espanha, Américo Vespúcio (1454-1512), classificou como um continente as novas terras descobertas.