EQST

Como Fica A Guarda Dos Filhos Quando Os Pais Moram Em Cidades Diferentes?

Como fica a guarda dos filhos quando os pais moram em cidades diferentes?

No entanto, em julho de 2016, a Terceira Turma do STJ decidiu que a guarda compartilhada é inviável quando os pais moram em cidades diferentes. Assim, para o colegiado, a dificuldade geográfica impede a realização do princípio do melhor interesse dos menores.

Quando os pais moram em cidades diferentes?

Na guarda compartilhada física, a criança terá moradias diferentes em períodos de tempo alternados, mas implica que os guardiões legais sejam ambos os pais; na compartilhada legal, ambos os genitores dividem a responsabilidade pelas decisões importantes sobre os filhos ao mesmo tempo.

Quando os pais estiverem separados e residirem em cidades diferentes não há como implantar a guarda compartilhada?

Na guarda compartilhada a criança residirá na cidade do genitor que detém a sua guarda material. No entanto, questiona-se se seria possível a guarda compartilhada, quando os genitores residirem em cidades distintas? A resposta é: depende, pois ainda não há uniformidade nas decisões em nossos tribunais.

Qual a chance de uma mãe perder a guarda da filha?

Mãeperde guarda do filho se ficar comprovada sua incapacidade. Se não houver prova dos requisitos legais que autorizem a retirada do poder familiar da mãe, não é possível conceder a guarda dos seus filhos a outro parente.

Como o pai pode ficar com a guarda do filho?

1.

Quem tem direito de ficar com o filho?

O Código Civil prevê que, independentemente da situação da guarda, os dois, pai e mãe, são responsáveis por supervisionar os interesses dos filhos, cuidar de sua criação e educação. A parte que não tem a guarda (pai ou mãe) é responsável pelo pagamento de pensão e deve autorizar ou não a mudança de cidade.

Em que casos a guarda fica com o pai?

Guarda alternada: é aquela onde há alternância entre os pais quanto à moradia da criança. Ou seja, o menor mora um período com a mãe, e outro com o pai. Neste caso, o menor que passar 15 dias com a mãe estará sob total guarda dela, e quando o período for com o pai, estará sobre a guarda dele.

Quais são as causas de uma mãe perder a guarda do filho?

A perda ou a suspensão do poder familiar é a sanção mais grave imposta aos pais que faltarem com os deveres em relação aos filhos. O Código Civil indica em seus artigos 1.

Quem deve representar o menor em juízo?

A representação e assistência dos filhos menores será preferencialmente realizada pelos pais, nos termos do artigo 1.

O que diz o artigo 28 do ECA?

28. A colocação em família substituta far-se-á mediante guarda, tutela ou adoção, independentemente da situação jurídica da criança ou adolescente, nos termos desta Lei. § 1º Sempre que possível, a criança ou adolescente deverá ser previamente ouvido e a sua opinião devidamente considerada.

Quem é o autor na ação de guarda?

Resposta: O pai ou mãe, ou responsável por uma criança ou adolescente- a isso chamamos de “legitimidade ativa”. Quem sofrerá a ação de guarda? Resposta: O pai ou mãe ou responsável- a isso chamamos “legitimidade passiva”. Exemplo: A mãe deseja a guarda unilateral da criança e ingressa com tal ação- está no polo ativo.

Quando posso pedir a guarda unilateral?

Falta de condições financeiras: Caso as condições de vida de um dos entes não seja condizente com as necessidades de uma criança, é possível optar pelo sistema de guarda unilateral. Nesse caso, é necessário comprovar que as condições financeiras do citado pai não sejam capazes de garantir os cuidados da criança.

Quais os direitos da guarda unilateral?

A guarda unilateral a um dos pais deve corresponder ao direito de visitas do outro genitor. Em regra, quem fica sem a guarda, tem o direito de visitar os filhos em finais de semanas intercalados, de quinze em quinze dias, em férias e dias festivos alternados e um pernoite na semana.

Como terminar um relacionamento quando se tem um filho?

Peça ou encontre esse tipo de ajuda. Pense sobre o que você precisa para sair do status 'casado' para o status 'separado'. Recorra aos parentes, amigos, profissionais ou qualquer um que possa te dar esse tipo de apoio. Pense em quem poderá ajudar seus filhos caso haja uma separação.

O que fazer para esquecer o amor pelo seu ex Mesmo tendo um filho dele?

Caso seu filho comece a contar coisas do pai ou até mesmo da nova namoradinha dele, tenha uma conversa muito sincera falando que você prefere que ele não te conte essas coisas: muitas vezes a criança acha que está protegendo a mãe contando as coisas pra ela ou até mesmo tentando chamar a atenção.

Como superar uma separação quando se tem filhos?

Para te ajudar, vou listar 10 dicas que vão te ajudar e te auxiliar neste momento tão delicado, que é de superação a separação com filhos.

  1. 1 – Bom relacionamento com EX. ...
  2. 2- Evite discussões. ...
  3. 3 – Não controle os sentimentos dos seus filhos. ...
  4. 4 – Não crie expectativas da criação do ex. ...
  5. 5 – Tome decisões conjuntas.

Quais os direitos da mãe quando se separa?

O pai ou a mãe que não vive sob o mesmo teto que os filhos tem seus direitos garantidos, como o de visitação e de supervisão daquele que detém a guarda em relação as suas decisões sobre a vida do menor, mas também precisa cumprir com certos deveres, como o pagamento de pensão alimentícia.