O vinagre de vinho tinto é feito a partir do envelhecimento do vinho, sendo obtido através da fermentação dos carboidratos do álcool, que possuem naturalmente bactérias que produzem ácido acético, que é o ácido responsável pelo sabor e aroma do vinagre.
Já com o vinho na taça, se estiver com aromas desagradáveis, que se confirmam no paladar, como o de vinagre, de oxidação, ou mesmo se já não mostrar mais qualquer aroma, então realmente o vinho está estragado.
Gosto de Vinagre: O que acontece se você deixar um vinho aberto por meses? Ele vira vinagre. Isso ocorre devido à presença do ácido acético que em contato com o oxigênio presente na garrafa, manda o vinho literalmente pro vinagre.
Para que isso ocorra, o álcool presente no vinho (etanol) reage com as moléculas de oxigênio do ar e é oxidado a ácido etanóico (acético), principal componente do vinagre. ... É porque, assim, o vinho fica em contato com a rolha, umidificando-a.
O ácido etanoico, também conhecido como ácido acético, é um composto do grupo dos ácidos carboxílicos e é o constituinte principal do vinagre.
MODO DE FAZER Lavar bem as folhas de uva e colocar na água com açúcar. Misturar bem e deixar de molho em vasilha de louça ou barro por 30 dias, mexendo de vez em quando com colher de pau. Passar o líquido que sobrou por pano de algodão, para filtrar. Engarrafar.