O baço é revestido por uma cápsula de tecido conjuntivo denso. Passe o cursor ou clique sobre a imagem para obter uma visão inicial de um corte de baço – na figura estão representados alguns dos seus componentes: folículos linfoides e trabéculas de tecido conjuntivo (em vermelho).
O sistema linfático é constituído pelo tecido linfoide (ou reticular), um tipo especial de tecido conjuntivo rico em células reticulares e em células de defesa, como linfócitos, plasmócitos e macrófagos.
Na medida em que a linfa circula pelos linfonodos, a partir dos vasos linfáticos aferentes para eferentes, os antígenos são removidos pelas células fagocitárias e transportados para o tecido linfóide do linfonodo. Os linfócitos deixam o linfonodo somente através do vaso linfático eferente presente no hilo.
As células que compõem o timo são em grande parte linfócitos, mas existem também células reticulares e macrófagos. Os linfócitos que não são selecionados pelo timo morrem e são destruídos pelos macrófagos.
Todas as células da imunidade inata participam da defesa contra bactérias, embora seja enfatizado principalmente o papel de neutrófilos e monócitos/macrófagos pela capacidade fagocítica dessas células.
A resposta celular na inflamação aguda é mediada por neutrófilos, basófilos, mastócitos, eosinófilos, macrófagos, células dendríticas e epiteliais.
Uma infecção ocorre quando um agende infeccioso invade o organismo e se multiplica. São vários os agentes que a podem causar, desde as bactérias, passando pelos vírus, até aos parasitas. As doenças infecciosas são, geralmente, provocadas por microrganismos (bactérias, fungos, vírus, parasitas, etc.)৯ মে, ২০১৪
A IgM é a principal imunoglobulina da resposta primária aos antígenos, sendo a primeira classe a elevar-se na fase aguda dos processos imunológicos. Pode ser expressa na membrana dos linfócitos B durante o desenvolvimento deste, apresentando-se na forma monomérica e funcionando como receptor.
A relação antígeno anticorpo possuem entre si ligações envolvem substancias chamadas de enzimas. Os anticorpos são glicoproteinas produzidas por células B, funcionando como receptor para os antígenos. Eles protegem através da neutralização e são impedidos de penetrar nas células e se replicarem.
Os neutrófilos e macrófagos quando encontram um antígeno e/ou microorganismo, se ligam por meio dos receptores, englobando o antígeno e/ou microorganismo por um processo chamado fagocitose. Enquanto que as células NK agem de duas formas distintas.
Células que constituem o sistema imune adaptativo (específico) incluem os linfócitos B e T. Após exposição ao antígeno, células B diferenciam em plasmócitos cuja função primária é a produção de anticorpos.
As células que fazem parte do sistema imunitário são os neutrófilos, eosinófilos, basófilos, linfócitos T, linfócitos B, células NK, macrófagos, mastócitos e monócitos. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Os neutrófilos são células muito importantes contra a invasão de microrganismos.
Os receptores Toll-Like funcionam como receptores de reconhecimento padrão (PRR) presentes nos macrófagos, nas células dendríticas e nos neutrófilos (leucócitos polimorfonucleares ou PMN), responsáveis pelo reconhecimento dos padrões moleculares associados a patógenos (PAMP), os quais são expressos por um amplo ...
Imunidade inata Como exemplos de componentes do sistema imune inato podem ser citados as células fagocíticas e sentinelas, o sistema complemento, as citocinas e as células natural killer (NK).
Características da Imunidade Inata e Adquirida INATA Não requer exposição prévia ao antígeno, presente desde o nascimento Não muda de intensidade com a exposição Direcionada contra estruturas compartilhadas por grupos de microrganismos (não é específica para um único Ag) A resposta é imediata Não induz memória ...
Os principais componentes da imunidade inata são: Barreiras físicas e mecânicas: Retardam/impedem a entrada de moléculas e agentes infecciosos (pele, trato respiratório, membranas, mucosas, fluidos corporais, tosse, espirro).
Imunidade inata, natural ou não específica É a principal barreira que o corpo tem contra agentes patogênicos. Ajudam a proteger os olhos, impedindo a entrada de pequenas partículas e em alguns casos até pequenos insetos. Faz a limpeza e lubrificação dos olhos ajudando a proteger o globo ocular de infecções.
As defesas do organismo contra a infecção incluem barreiras naturais, como a pele, mecanismos inespecíficos, como certos tipos de glóbulos brancos e a febre, e mecanismos específicos, como os anticorpos.
O corpo humano tem três linhas de defesa preliminares a lutar contra invasores estrangeiros, incluindo vírus, bactérias, e fungos. As linhas do sistema imunitário três de defesa incluem barreiras físicas e químicas, respostas inatas não específicas, e respostas adaptáveis específicas.
Barreira química: é caracterizada por enzimas presentes na saliva, lágrimas e secreções nasais. Os ácidos graxos presentes no suor e suco gástrico, impedem que os microrganismos consigam atingir regiões alvo para desencadear doença por possuírem pH ácido.
O sistema imunológico garante proteção do nosso corpo contra infecções. O sistema imunológico ou imune é formado por diferentes células, tecidos, órgãos e moléculas. Nesse sistema temos estruturas individualizadas, como o baço e os linfonodos, e células livres, como os leucócitos.