Primeiramente, deve-se notar que o medidor bidirecional apresenta duas medições: a de energia consumida (normalmente identificada pelo código 003) e a energia injetada (normalmente identificada pelo código 103). Na figura ao lado, por exemplo, foram consumidos 655 kWh e injetados 827 kWh.
No medidor digital, a quantidade de kWh consumidos é lida nos algarismos em preto. No medidor analógico, é preciso anotar os números mostrados pelos quatro ponteiros pretos dispostos lado a lado, da esquerda para a direita. Se o ponteiro estiver entre dois números, deve-se considerar o número menor.
Se a luz do sistema de medição estiver apagada, é porque não está a produzir nenhum consumo energético, e se a luz vermelha estiver piscando, significa que os residentes estão a fazer consumo energético, com aparelhos eletrônicos conectados.
Canais para enviar a leitura em até três dias antes da data da próxima leitura. -Agência Virtual, localizada no site www.cemig.com.br; - O aplicativo Cemig Atende, que você pode baixar no seu celular; - Torpedo (SMS) para o número 29810.
É o modelo de medidor que tem mais regras para fazer a leitura: Cada relógio tem quatro mostradores que, juntos, representam os números do consumo. A leitura é feita da direita para a esquerda. O primeiro mostrador indica a unidade, o segundo indica a dezena, o terceiro a centena e o quarto o milhar.
A leitura é feita da direita para a esquerda. O primeiro reloginho indica a unidade, o segundo a dezena, o terceiro a centena e o quarto, o milhar. Comece a leitura pelo relógio à sua direita.
Como verificar se está funcionando da forma correta?
Para fazer a leitura do consumo, basta verificar em cada círculo o número que o ponteiro mostra. A leitura é feita da esquerda para a direita e indica a milhar, centena, dezena e unidade de consumo. Se o primeiro relógio estiver marcando o número 4 (quatro), por exemplo, esse será o valor da milhar.
Para saber se há fuga de corrente, é preciso desligar a chave geral e observar se o medidor está ou não girando. Se ele não girar, quer dizer que a instalação elétrica está com defeito. Caso contrário, o problema pode estar no medidor, o que deve ser resolvido com a distribuidora de energia.
Para saber se há fuga de corrente, é preciso desligar a chave geral e observar se o medidor está ou não girando. Se ele não girar, quer dizer que a instalação elétrica está com defeito. Caso contrário, o problema pode estar no medidor, o que deve ser resolvido com a distribuidora de energia.
Um teste rápido e simples ajuda a identificar se há problemas na residência. Basta desligar todos os aparelhos e retirá-los da tomada. Apague também as luzes e observe o relógio medidor de energia. O disco ainda pode girar até completar uma volta, mas se ele não parar significa que existe fuga, explica Forgerini.
É possível consultar débitos de contas atrasadas por meio do Torpedo Fácil, bastando enviar um SMS gratuitamente para 27373 com a palavra SALDO junto com o CPF ou número de instalação do cliente; Outra forma é pelo Atendimento Comercial 24 horas, ligando para 120.
Para ver as contas pendentes, ele precisa fazer o login na área do cliente. PASSO 6: Ao entrar na agência virtual, o cliente terá acesso às contas em atraso e um link para poder imprimi-las.
Onde solicitar? Aqui na Agência Virtual, WhatsApp (Clara), Aplicativo Equatorial e Agências de Atendimento.
Felizmente, é possível consultar seus débitos da Cemig usando o CPF....Para consultar suas contas você deve:
Cemig consultar contas atrasadas pela internet Informe os dados solicitados para login na área de usuário, bem como, o nome de usuário e senha. Localize e selecione a opção “Cemig Atende”, a fim de visualizar as contas atrasadas, copiar o código ou emiti-las para pagamento.
Acesse https://novoportal.cemig.com.br/ vá na imagem de balão de conversa do lado direito e inicie uma conversa. Escolha a opção "histórico de contas".
Como emitir a 2ª via da conta de luz passo a passo
Para você consultar débitos Enel de contas em atraso é só acessar o site da Enel. Lá você indica qual o seu Estado de origem, seleciona a cidade e depois realiza a consulta. Você pode fazer isso pelo site, por meio da opção “Agência virtual”.
Como emitir a 2ª via de conta Enel?