Como fazer uma partida estrela triângulo Para montar uma partida estrela triângulo é necessário montar um circuito de potência com três contatores, fusíveis de proteção para cada fase, um disjuntor de proteção compatível com a carga e um relé térmico.
O circuito de comandos (ou de controle) é onde os dispositivos de acionamento e sinalização são encontrados. Ele possui uma combinação de elementos que executam o acionamento das cargas e sinaleiros através de uma combinação lógica de elementos deste circuito.
Faça essa conexão, saindo do contato -4 e indo para o borne T4 que dará na mesma "fase B". Certifique que será a mesma fase, se você fizer invertido poderá fechar um curto. Ad: Lembrando que essa "artimanha" é somente se você NÃO tiver como utilizar o contato auxiliar do contator que você estiver instalando.
Embora sejam mais complexos que os monofásicos quando projetados, fazer a inversão do sentido de rotação de um motor trifásico é mais simples. Basta inverter as fases das bobinas, ou seja, trocar as fases nos terminais de ligação no momento de alimentar o motor.
Localize os cabos elétricos que se conectam a cada bobina. Estes cabos normalmente estão escondidos dentro do invólucro. Solte os conectores que prendem os cabos aos terminais das bobinas e então inverta os cabos. Isto inverterá a polaridade, fazendo com que o motor gire no sentido contrário.
Se ele roda ao inverso do comandado, (mandamos rodar em sentido horário mas ele rodou anti-horário), basta inverter uma das bobinas (qualquer uma delas). Se precisar inverter a direção do motor, basta também apenas inverter os dois fios de qualquer uma das fases.
Para acionar o motor as bobinas devem ser acionadas de maneira sequencial conforme o modo de operação desejado. A sua velocidade é controlada através da frequência de acionamento das bobinas.
Para fazer a IDENTIFICAÇÃO DAS BOBINAS DO MOTOR DE PASSO, basta analisarmos a fiação do nosso motor de passo e com o auxílio de um multímetro podemos identificar quais fios formam as bobinas.