Como casear peças sobrepostas Inicie o ponto de costura normalmente formando uma argolinha. Mas, antes de inserir a agulha dentro da argolinha, fure atrás a peça que está sendo presa, na mesma direção do ponto que você está fazendo. Só depois passe a linha por dentro da argolinha, puxando-a.
Para fazê-lo à mão você precisará de pedaços de tecidos de sua preferência, régua, agulha, linhas e tesoura. O primeiro passo é cortar os tecidos em pequenos quadrados, todos do mesmo tamanho. Depois você precisa organizar os quadrados na posição que deseja costurá-los.
Quilting à mão Utilize um dedal, empurre a agulha até que fique paralela ao tecido. O bonito dessa técnica é fazer pontos bem pequenos e para fazer pontos menores, aperte a agulha para cima com o dedo médio da mão que está embaixo e retire a agulha pelo topo do trabalho.
COMO EMBAINHAR E CASEAR PANOS DE PRATO E ENXUGA MÃO
Vire a roupa do lado avesso. Se a barra estiver muito comprida, meça e corte o excesso, mas deixe cerca de 5cm para a dobra. Alinhave a margem recortada do tecido para que não desfie. Se você pretende soltar a barra depois, basta dobrar o tecido para dentro algumas vezes e depois costurar.
Passo a passo para fazer pano de prato bordado em ponto cruz
O calcador de barra invisível funciona como guia, mas é possível fazer com o calçador comum também) e selecione o ponto de barra invisível na máquina. Deixe a barra com zigue-zague para fora da direção da agulha e comece a costurar. Finalize com retrocesso para que a barra não desmanche.
Escolha a linha e a agulha A espessura da agulha deve estar de acordo com o tipo de tecido escolhido. Com tecidos mais encorpados, utilize agulhas mais grossas. Já com tecidos mais finos, prefira agulhas de menor espessura. Também leve em consideração o tecido utilizado quando for comprar a linha.
Para um franzido leve, use a largura do tecido. Franzido leve: Use a largura na primeira saia, uma largura e meia na segunda saia, duas larguras e meia na terceira saia, quatro larguras na quarta saia e assim por diante, aumentando somente a metade da largura anterior à próxima saia.
Enrole nos dedos as duas pontas dos fios que sobraram de um dos lados do tecido. Vá puxando bem devagar. Vale puxar pelos dois fios da frente ou pelos dois do verso, isso não faz diferença no resultado final. O segredo é sempre puxar os dois fios juntos e com muita calma nesta hora.
Para aplicar o zíper invisível, coloque-o primeiro como deve ficar depois de pronto, para que ele não torça: vire a margem de costura para dentro e alinhe o zíper, deixando o trilho para fora. Alfinete pelo lado direito. Com os dois lados alinhados, vire a margem de costura e a alfinete no tecido do zíper.
Vire o tecido para o lado direito e faça a costura reta em uma das abas do zíper. Desça até a parte inferior, após a parte metálica. 5. Depois de traçar a primeira linha, faça uma costura menor, na horizontal, para prender o final do zíper.
Reserve um dos pedaços e alfinete o outro sobre o tecido onde fará o bolso embutido, direito com direito (no caso, o tecido listrado é o forro de uma bolsa) (imagem abaixo) Faça um retângulo que deve começar no puxador do zíper e terminar antes daquele finalzinho do zíper, onde ele para (a altura do retângulo, para um ...
Procedimento. O processo de colocação do zíper lateral invisível em um vestido é bastante simples. Primeiro, retire a costura na área onde o zíper será colocado. Depois, coloque o zíper aberto na abertura e alinhe cada um dos lados uniformemente com a borda de costura correspondente.
Coloque o puxador no tecido.