Modo de Preparo - Como fazer o corante bordô
O segredo é usar repolho roxo (sim, roxo) e cozinhá-lo até sobrar um caldo escuro, bem concentrado. Então adicione um pouco, como 1 colher (café) de bicarbonato de sódio. A reação química entre os dois transforma o líquido roxo em azul!
Não é indicado usar o Corante líquido em seu chantilly, pois ele pode agregar líquido e então alterar a textura do chantilly e deixá-lo sem consistência. Para deixar o seu chantilly no ponto é ideal usar os corantes Soft Gel da Fab! , Corante em gel da Fab!
Os diferentes sabores dos temperos naturais
"O corante natural que gera a cor carmim e as tonalidades vermelhas vem de um inseto chamado cochonilha, que dá em uma espécie de cacto peruano. Os insetos são esmagados e o corante é extraído com amônia.
A forma mais fácil de usar o urucum é comprando o colorau. Algumas pessoas acham que o colorau altera o sabor do prato (ele contém fubá na fórmula), e a alternativa é comprar as sementes do urucum, inteiras ou moídas.
Para a produção de 2kg de colorífico são necessários 300g de sementes de urucum, 35ml de óleo de soja, 300g de sal e 1600g de fubá. Primeiro é necessário a imersão das sementes secas no óleo de soja por uma noite. Depois a mistura deve ser levada a fritura por 3 minutos e deixada em repouso para resfriar.
O corante natural do urucum é utilizado como condimento e colorífico nos lares brasileiro, sendo popularmente conhecido como colorau. É produzido a partir da mistura de fubá com o urucum em pó ou extrato oleoso.
Note a ausência de pontos pretos ocasionados pela presença do pericarpo dos grãos de urucum. Foto ampliada de um colorífico produzido a partir da trituração de sementes de urucum com sementes de milho.
Forma de uso: a semente de urucum seca e triturada é o tempero que conhecemos como colorau. Ele deve ser adicionado sempre antes ou durante a cocção. Com o que combina: suave e adocicado, ressalta os sabores de carnes, frangos e pescados de todos os tipos, sopas e ensopados.
COLORAU PURO EM PÓ 100G - Armazém Santa Helena | Grãos, Cereais e Economia.
Conhecido também como colorífico, falso açafrão ou pó de urucum, o colorau é um condimento alimentar produzido a partir da trituração das sementes do urucuzeiro, uma árvore típica das regiões tropicais da América do Sul.
Na obtenção do corante com a extração direta com óleo vegetal, as sementes de urucum e o óleo vegetal são adicionados em um extrator com aquecimento. A mistura é aquecida e agitada para a transferência dos pigmentos das sementes para o óleo.
Por ser naturalmente anti-inflamatório e repleto de antioxidantes em sua composição, o colorau fortalece a imunidade. Sendo assim, ajuda prevenindo doenças e facilitando o tratamento de muitas outras, ao aliviar o processo inflamatório no organismo.
Muitas pessoas colocam fubá, aprendi a colocar farinha de trigo e gostei, então coloco a farinha ,alho, sal, pimenta do reino, uns pinguinhos de óleo ...e vamos socar... Depois penera-se e ... pronto!
Primeiramente, é preciso separar os rizomas, retirando as raízes com uma faca de aço inox. Nesse momento, são eliminados os rizomas, que serão usados para o preparo do corante. Os rizomas do açafrão devem ser lavados para retirar a terra aderida. Após a lavagem, eles são postos em uma tela para escorrer a água.
As cachopas devem ser colocadas para secar, diretamente ao sol, espalhadas sobre uma lona de plástico. Antes de serem debulhadas, elas deverão estar totalmente secas.
Nas condições do Nordeste e do Centro Sul do Brasil, a colheita do urucuzeiro é realizada aproximadamente aos 130 dias após a abertura da flor, quando se verifica ¾ das cápsulas secas. No Norte, esse período é reduzido para 60 a 80 dias.
Conhecido como colorau, pode ser acrescentado à dieta em saladas, massas, arroz e sopa", conta. Para a nutróloga, o urucum melhora os receptores da insulina, o que promove uma baixa da glicose sanguínea e estimula a redução de gordura periférica, favorecendo, assim, o emagrecimento corporal.
Pode ser conservado fora da geladeira por vários dias, número que não soube precisar pois sempre acaba logo. O que fiz por aqui foi seguir as quantidades recomendadas - 4 xícaras de sementes de urucum para 4 xícaras de água e 1 colher (sopa) de sal.
O produto deverá ser entregue com prazo máximo de 30 (trinta) dias da data de fabricação.
A docente do IFSC dá detalhes sobre o modo de preparo: “Basta aquecer levemente as sementes de urucum e macerá-las junto com fubá de milho. Depois é só peneirar. O pó que sai da peneira é o colorau”, relata Anita. Vale lembrar que tanto as sementes quanto o pó não acrescentam sabor aos pratos.
Os tocotrienóis presentes no urucum, por sua ação antioxidante potente, ajudam na redução do colesterol ruim que é responsável por formar placas de gordura nas artérias e, assim, esta planta ajuda a prevenir e reduzir o risco de doenças cardiovasculares como aterosclerose, infarto ou derrame cerebral.
Bebida é usada para cicatrizar feridas estomacais, diminuir o índice de colesterol e para tratamento de gripes e resfriados. - Coloque as sementes em um copo de água e deixe em imersão por um dia. - Retire as sementes com um coador. A bebida é usada para cicatrização de feridas estomacais e diminuição do colesterol.