É necessário precisar os objetivos, perguntar pelo seu significado dentro da instituição, como é entendido, como é gerado, em que tempo é possível obter resultados, qual o impacto esperado e custo de adiar, quais as dificuldades esperadas e a experiência exigida.
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é o instrumento de planejamento e gestão que considera a identidade da Instituição de Ensino Superior, no que diz respeito a sua filosofia de trabalho, a missão a que se propõe, as diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, a sua estrutura organizacional e as ...
Nas insti- Page 2 199 PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL: CAPACIDADE DE CONDUZIR AÇÕES interno e externo, que desafiam a forma como estamos atuando e exigem adaptações e ajuste de diretivas, revela a disposição em planejar e ser propositivo na experiên- cia.
Os Objetivos Institucionais representam os resultados esperados pela Instituição, no contexto de seu ambiente, para concretizar sua visão de futuro e cumprir sua missão.
Consiste em uma orientação para a multiplicação das instituições e indica que as vertentes sociais, jurídicas e econômicas das instituições são essenciais para a explicação de fenômenos econômicos.
Pode ser subdividido em plano de curso, plano de unidade e plano de aula (VASCONCELOS, 2000). O primeiro refere-se à sistematização da proposta geral de trabalho do professor em uma determinada disciplina ou área de estudo; pode ser anual ou semestral, dependendo da modalidade em que for oferecida a disciplina.
Qual é a ação que faz parte da construção de um planejamento curricular? a) Participar do processo de abordagem científica, que trata dos problemas educacionais, definindo prioridades por meio da execução de planos e metas a longo e médio prazos.
Podemos citar como exemplos comumente encontrados: plano curricular, plano de aula, plano de curso, plano de unidade, plano de disciplina, dentre outros, os quais pretendem orientar ações em diferentes níveis ou instâncias do processo educacional, bem como apontar caminhos aos diferentes sujeitos envolvidos.
O reforço escolar tem por objetivo a aprendizagem dos educandos em nível de desigualdade com o ritmo da turma, consolidando e ampliando os conhecimentos, enriquecendo as experiências cultuais e sociais, para assim ajudá-lo a vencer os obstáculos presentes em sua aprendizagem.
Revisar as matérias diariamente te deixa preparado para as próximas aulas, e é um ótimo momento para aprender mais e até descobrir novas dúvidas que não tinham surgido na hora da explicação.