Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário através do link do Banco de Alimentos. A distribuição das cestas será por ordem de inscrição e de acordo com a disponibilidade de alimentos para doação.
Alimentos não-perecíveis são aqueles que podem ser guardados por períodos longos e trazem menores dificuldades à conservação, porque podem ficar à temperatura ambiente, como por exemplo: milho, macarrão, feijão, soja, arroz, café, fubá, açúcar, polvilho, farinha de trigo, cevada, farelo de trigo, leite em pó, óleo, ...
Armazenamento de alimentos não perecíveis é importante O ideal é que estes produtos sejam armazenados em ambientes bem arejados, com luz, porém, sem incidência direta sobre as embalagens. Outro ponto relevante é a janela.
Em caso de desastre natural, você precisa estocar esses alimentos:
11 boas práticas indispensáveis para o armazenamento de alimentos perecíveis refrigerados
Ao contrários dos não perecíveis, os alimentos perecíveis (ou alteráveis) são os que estragam com mais facilidade e que têm um prazo de validade mais curto. ... Os alimentos naturais como algumas frutas, verduras e legumes, carnes, peixes e leite se encaixam nessa categoria.
Perecível quer dizer frágil, fácil de se estragar, como carnes, ovos, leite, frutas, etc. Os alimentos não perecíveis são aqueles que possuem tempo de durabilidade longo e não precisam ser mantidos sob refrigeração, congelamento ou aquecimento. Podem ser armazenados à temperatura ambiente.
Em temperatura ambiente, embrulhe a peça em um papel filme e guarde-a em um local seco e arejado. Na geladeira, cubra-o com um plástico ou película. Se for congelar, retire o alimento do freezer 24 horas antes do consumo para que ele retome a textura e o sabor originais.
Como conservar os alimentos corretamente
Atitudes para reduzir o desperdício de alimentos na sua casa
Como organizar o freezer?
Como congelar os alimentos?
O ideal é utilizar recipientes de vidro ou plástico que possam ser devidamente vedados. Não use embalagens de isopor ou papelão. Antes de congelar qualquer alimento, planeje-se. ... Não deixe que os alimentos fiquem na geladeira por muito tempo antes de serem congelados.
Como exemplo, serão utilizados os seguintes legumes: abóbora-cabotiá, abobrinha, berinjela, brócolis, cenoura, chuchu, repolho e vagem. Eles podem ser congelados por até seis meses.
Tenha o freezer a uma temperatura no mínino -10ºC para poder congelar alimentos cozidos e não perder os seus nutrientes. Use alimentos de qualidade, cozinhe o alimento ainda fresco, não o deixe perdido na geladeira e depois o cozinhe.
Veja nossa lista de alimentos congelados que você pode produzir na sua cozinha!
11 alimentos que não deve congelar
Evite congelar vegetais crus, ovos cozidos, batatas, macarrão sem molho, maionese, preparações com creme de leite e queijos cremosos. Cozinhe os alimentos por menos tempo do que o habitual, porque eles amaciam durante o processo de congelamento. Use também menos sal e temperos, que são realçados após congelados.
Pudim de leite condensado – Não vale a pena congelar, pois ele vai ficar cheio de furinhos e às vezes também amolece. Verduras e legumes – O bom é que não se congele nenhum tipo de verdura ou legume. ... Creme chantilly – Não congela.
E a resposta é que depende! Depende da forma com que você vai congelar a sua batata. Batata crua por exemplo, não congela bem, o resultado é uma textura farelenta e uma cor acinzentada. Como também não é possível congelar batatas branqueadas para descongelar no vapor ou na frigideira, a textura final não é apetitosa.
Coloque a assadeira no congelador e congele as batatas até se solidificarem. Quando estiverem congeladas, armazene-as em sacos plásticos com fecho hermético. Dessa forma, será possível preservá-las no congelador por até seis meses.
Espalhe as batatas em uma forma, sem sobrepor, e leve ao freezer por, no mínimo, 24 horas. Ao fim desse tempo transfira as batatas congeladas para um saco plástico e conserve no freezer por até 3 meses. Na hora de cozinhar as batatas, retire-as do freezer e, sem esperar descongelar, frite em óleo bem quente.
Como Armazenar: