Canudos é hoje uma cidadezinha pacata, com traçado planejado e ruas retas. Fica a 410 km de Salvador, junto ao açude Cocorobó, região Nordeste do estado. O município foi criado na década de 1980 e tem apenas habitantes. Mas sua história vem do final do século XIX, com acontecimentos que abalaram o país.
Arraial de Canudos Canudos era uma pequena aldeia que surgiu durante o século XVIII nos arredores da Fazenda Canudos, às margens do rio Vaza-Barris. Com a chegada de Antônio Conselheiro em 1893 passou a crescer vertiginosamente, em poucos anos chegando a contar por volta de 25 000 habitantes.
A comunidade de Canudos Por volta de 1893, reuniu-se no arraial de Canudos, às margens do rio Vaza-Barris, na Bahia, um grupo de fiéis, seguidores de Antônio Conselheiro. ... Canudos era uma comunidade onde inexistiam diferenças sociais, onde os rebanhos e as lavouras pertenciam a todos.
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM) - Canudos é 0,562, em 2010, o que situa esse município na faixa de Desenvolvimento Humano Baixo (IDHM entre 0,500 e 0,599).
Nascido no estado do Ceará, Conselheiro fundou o Arraial do Belo Monte, no sítio de Canudos, em 1893, e reuniu centenas de seguidores, que sobreviviam da agricultura e da criação de animais. Viviam de modo comunitário: tudo o que produziam era dividido e o que sobrava era vendido nas vilas vizinhas.
Antônio Conselheiro
Antônio Conselheiro
Arraial de Belo Monte é como os habitantes daquilo que conhecemos como "Arraial de Canudos" chamavam o seu povoado, que no seu auge e época foi a segunda maior cidade da Bahia em tamanho da população, atrás apenas de Salvador.
Defendia uma versão própria do Cristianismo, que foi condenada como heresia pela Igreja Católica da sua época, combatendo a propriedade privada e o regime republicano, que ele apontava como o "anti-Cristo".
Antonio Maciel, posteriormente Antonio Conselheiro, foi um beato que esteve a frente da Guerra de Canudos. Suas ideias eram messiânicas, ele queria formar uma comunidade longe das atrocidades da República, um estado a parte. ... Ele combatia a República por achar que essa forma de governo afastava o homem de Deus.
Pregador
Resposta: foi um líder religioso e fundador do arraial do Belo Monte, mais conhecido como Canudos. Foi considerado um fanático religioso na época em que viveu, pois isto foi uma forma do governo republicano justificar o massacre perpetrado contra seus seguidores.
22 de setembro de 1897
Cabe identificar, com especial cuidado, a posição social e religiosa de Antônio Conselheiro no interior do catolicismo brasileiro.
Resposta: Antônio Vicente Mendes Maciel, o Antônio Conselheiro, foi um líder do movimento messiânico que reuniu milhares de sertanejos no arraial de Canudos, no Nordeste da Bahia, à margem do rio Vasa- Barris, onde resistiu às tropas do Governo Federal.