A forma correta de escrita da palavra é quiser, com s. A palavra quizer, com z, está errada. Quiser é a forma conjugada do verbo querer no futuro do subjuntivo, na 1.ª ou 3.ª pessoa do singular.
A forma correta é quiser. Trata-se da conjugação do verbo querer na 1ª e na 3ª pessoa do futuro do subjuntivo. A palavra quizer não existe na língua portuguesa.
Quando se trata da conjugação QUISER, o correto é falar “se eu quiser”, “quando eu quiser”, se referindo sempre ao futuro, ou a algo que ainda poderá ocorrer. É a forma conjugada do verbo querer na primeira e terceira pessoa no singular do futuro subjuntivo.
“Quiser” é da conjugação do verbo querer, no futuro do subjuntivo, na primeira ou na terceira pessoa do singular. O verbo querer faz referência à ação de se ter intenção, vontade ou desejo de algo. Além disso, é um verbo muito utilizado pelos falantes da língua portuguesa, uma vez que traz diversos outros significados, como desejar, pretender, amar, consentir, entre tantos outros.
O verbo querer se refere, principalmente, ao ato de ter intenção, vontade ou desejo de alguma coisa. Contudo, sendo um verbo muito utilizado pelos falantes, possui uma grande variedade de significados: desejar, ansiar, pretender, tencionar, exigir, ordenar, necessitar, amar, estimar, preferir, anuir, consentir, …
O verbo querer é um verbo irregular. Não se encaixa nos modelos fixos de conjugação verbal, possuindo alterações nos radicais e nas terminações quando conjugado.
Tem muita gente que fica cheia de dúvidas na hora de escrever palavras com S ou com Z. Se esse é o seu caso, não precisa se desesperar. Afinal de contas, a dúvida é bem comum, já que a sonoridade pode ser exatamente a mesma.
Ambas as frases estão corretas: "queria um café" e "quero um café". Na frase com "queria", usamos o pretérito imperfeito do indicativo do verbo querer, enquanto com "quero", fazemos uso do presente do indicativo.
O verbo querer é um verbo irregular. Isso significa que ele apresenta variação na na terminação quando conjugado. Por isso, ele não segue uma regra ou um padrão para a conjugação.
A palavra em questão tem origem na palavra em latim quarere, e é a forma conjugada do verbo querer no futuro do subjuntivo na 1ª ou 3ª pessoa do singular, devendo ser escrita corretamente com s – quiser.
Por fim, é importante ressaltar que o verbo querer é classificado como um verbo irregular forte. Isso quer dizer que não existe identidade de formas entre o infinitivo flexionado e o futuro do subjuntivo.
A grafia correta dessa palavra é com S: quiser. Na língua portuguesa, apenas os verbos que apresentam Z no infinitivo são conjugados também com Z, como é o caso dos verbos “dizer”, “fazer”, “trazer”, entre outros.
Vale destacar que, na língua portuguesa, apenas aqueles verbos que são escritos com “z” no infinitivo têm “z” nas conjugações (ex: fazer, trazer, dizer, entre outros).
E aí, curtiu nossas dicas? Conseguiu tirar todas as suas dúvidas? Se você quiser se dar bem no Enem, então confira logo o nosso plano de estudos!
Quiser é a forma conjugada do verbo querer na 1. ª ou 3. ª pessoa do singular do futuro do subjuntivo....Exemplos com se eu quiser
O s possui som de z em várias palavras da língua portuguesa, como em casa e analisar, e isso ocorre, também, no caso do vocábulo em questão.
Querer é o verbo no infinitivo usado em frases referindo a terceira pessoa marca a impessoalidade. Quiser é o verbo querer no futuro do subjuntivo e expressa uma dúvida e pode ser empregado em primeira pessoa ou terceira pessoa.
Neste caso, não podemos fugir das regrinhas gramaticais e entender que querer é um verbo irregular e por isso, tem diferentes formas de conjugação, ou seja, querer ou quiser são duas formas corretas, porém diferentes de conjugar o verbo, sendo que querer está no infinitivo e quiser no futuro do subjuntivo.
A forma correta de escrita da expressão é se eu quiser.
Significado de Quiser substantivo deverbal Ação de querer, de ter a intenção, o desejo ou a vontade de: ele que se candidate ao cargo se quiser ser presidente. Ação de desejar romanticamente: não sei o que farei se ela não me quiser.
As duas formas – quer e quiser – existem na Língua Portuguesa. Ou seja, ambas as expressões estão corretas e são formas verbais do verbo querer, devendo, no entanto, ser usadas em diferentes situações. Quer é uma forma verbal do verbo querer, nomeadamente a terceira pessoa singular do presente do indicativo do verbo.
Resposta. Porque é a forma correta. Quiser é a forma conjugada do verbo 'querer' no futuro do subjuntivo, na 1ª ou 3ª pessoa do singular.