Para a aplicação como amplificador, o transistor deve ser polarizado adequadamente, seja ele um FET ou TBJ. A polarização de um transistor consiste em fixar um ponto de operação em corrente contínua, dentro das suas curvas características, ou seja, escolher os valores de corrente e tensão adequados.
Funcionamento do Transistor Como Chave Eletrônica
Um método simples de polarização de um amplificador com transistores de silício em emissor comum consistem em adotar um divisor de tensão na base para suprir a necessária corrente ao transistor. O sinal poderá ser então aplicado aos terminais de entrada através de um capacitor de acoplamento adequado.
Para polarizar o transistor BJT, pode-se usar o modelo do par de diodos, conforme mostrado abaixo. O da esquerda é o NPN e o da direita é o PNP. No modo de operação em corte, as junções base-coletor (BC) e base-emissor (BE) devem estar na polarização reversa.
Esse controle é devido à influência da corrente de base sobre a largura da barreira de potencial da junção base-emissor, ou seja, quando VBE aumenta, a barreira de potencial torna-se mais estreita. ... Verifica-se então um aumento na corrente de coletor. Assim, se IB aumenta, Ic aumenta e se IB diminui, Ic diminui.
Observa-se, portanto, que é possível controlar a corrente de base variando-se a tensão entre base e emissor. ... Sendo IC muito maior que IB, o ganho de corrente β é sempre muito maior que 1, ou seja, na configuração emissor comum, o transistor funciona como um amplificador de corrente.
Qual é o fato mais importante sobre a corrente no coletor? ... A potência dissipada por um transistor é aproximadamente igual à corrente do coletor multiplicada pela: 0,7 V Tensão de alimentação da base Tensão coletor-emissor Tensão base-emissor.
Ic=HFE∗Ib I c = H F E ∗ I b . Portanto, tudo o que precisamos fazer é limitar o Ic de atingir esse valor. A saturação ocorre quando um aumento na entrada não produz um aumento na saída. Em um BJT, isso seria porque a saída atingiu sua condução máxima de corrente.
Quando o transistor está saturado, é como se houvesse uma chave fechada do coletor para o emissor. Quando o transistor está cortado, é como uma chave aberta. Corte é conhecido como o ponto onde a reta de carga intercepta a curva IB =0. Nesse ponto a corrente de base é zero e corrente do coletor é muito pequena (ICEO).
Características Elétricas Diodos de Junção Relacionada aos parâmetros físicos dos diodo. É chamada corrente de escala ou corrente de saturação. É da ordem de 10-15A. Depende da temperatura.
Umas das características da região de saturação de uma substância pura compressível simples é que as fases líquido e vapor coexistem ao mesmo tempo, sendo o sistema classificado como uma mistura bifásica. A água é uma. ... calor para uma mistura que se encontra.
Região de Corte (cutoff): junção Base-Emissor é polarizada reversamente. Não há fluxo de corrente. (Breakdown): IC e VCE excedem as especificações. Dano ao transistor.
A letra grega β (beta) é usada para designar o ganho estático de corrente de um transistor na configuração de emissor comum. Trata-se da relação existente entre a corrente de coletor e a corrente de base, na configuração mostrada na figura 1. Onde Ic é a corrente de coletor e Ib é a corrente de base.
∎ A reta de carga possui todos os pontos de operação do circuito, considerando as características do transistor. Observe que a tensão de saída depende diretamente de β (ganho do transistor). ... O transistor pode ir da região ativa para a de saturação.
Reta de carga é um recurso usado para calcular o valor exato da corrente e da tensão de operação do diodo em um dado circuito. ... Isto significa que consideramos uma tensão de 0,7V nos terminais de um diodo de silício quando em condução e uma tensão de 0,3V nos terminais de um diodo de germânio nas mesmas condições.
Polarizar um transistor é fixá-lo num ponto de operação em corrente contínua, dentro de suas curvas características. Este ponto de operação é chamado de 'ponto quiescente (Q)'.
POLARIZAÇÃO DC - PONTO QUIESCENTE O ponto quiescente de um transistor refere-se a polarização DC, sem sinal. Na prática, costuma-se calcular esse ponto com bastante precisão através da reta de carga, a partir das curvas características fornecidas pelo fabricante.
Símbolo Correntes e tensões. As relações das correntes são: iC = β iB, α = β/1 + β e iC = α iE, iE = iB + iC e iE = (β + 1)iB e as relações das tensões são: vBE + vCB = vCE ou vEB + vBC = vEC.
Do gráfico, temos : a) IDq = 2,7mA e VGSq = - 2,0V. b) VDSq = VDD – (RS + RD)ID + VSS VDSq = 16 – (2.
Ao calcular a resistência de base de um transistor na configuração de emissor comum, é importante manter a tensão de coletor próxima da corrente central de carga, de modo a se evitar distorção dos sinais (classe A). A resistência de polarização depende da tensão de alimentação e da corrente de base.
A fórmula necessária para calcular o resistor adequado para o LED é: R = (Vcc – VL) / IL, onde:
Para garantir que o transistor sature, usaremos o dobro dessa corrente, que é de 0,2 mA . O resistor de base então tem o valor de ( 5V - 0,7V) / 0,0002 = 21500 ohms. Na prática, pode usar o valor logo abaixo, que é de 18K ohms. Ou ainda menor, que não vai dar problema.
Outra maneira de encontrar a corrente elétrica é através da potência elétrica (P), que é dada em Watt (W), considerando que P=V.I, ou seja, podemos encontrar a corrente elétrica pela variação dessa fórmula, sendo: I=P/V ou com relação da fórmula de potência elétrica com a de tensão, que é I=√(P/R).
Caso saibas esses dois valores, você pode usar duas fórmulas para calcular a resistência:
Para saber o consumo em Amperes (A), divida a potência dada em Watts (W) pela Tensão utilizada em Volts (V). Logo a carga do projeto é de 2,8A que é equivalente à 33,6W.