A glicerina tem se mostrado benéfica às ovelhas quando usada cuidadosamente. Ela funciona como um anti-séptico e desintoxica seu sistema. Se sua ovelha estiver mostrando sinais de doenças perto da data da exposição, pode ser uma boa ideia dar à ela glicerina para ajudá-la a melhorar dos sintomas mais rapidamente.
O que fazer, nestes casos? Segundo a médica veterinária Livia Rachas Saccab, consultora do Globo Rural, estes sintomas são apresentados por ovelhas que sofrem uma intoxicação alimentar. Por isso, ela sugere que, inicialmente, se investigue a fonte de volumoso (capim), de concentrado (ração) e de sal mineral.
O método indicado é o Famacha, que consiste no tratamento seletivo dos animais. Somente aqueles que apresentam grau acentuado de anemia devem ser vermifugados. Nos ovinos que precisam ser tratados, o produtor deve administrar a dose correta do anti-helmíntico de acordo com o peso e a indicação do fabricante.
Fornecer grãos extras, feno e aveia para as suas cabras pode ajudar a engordá-las. Limite cerca de 400 a 600 gramas de grãos por dia. Alfafa e milho em grãos irão ajudá-las a ganhar peso, mas elas podem comer em excesso esses alimentos.
Planejamento alimentar
l Grama, trevos e herbáceas – A maioria das ovelhas come grama, trevos, herbáceas e outras plantas do pasto. Elas apreciam principalmente as plantas herbáceas. É, geralmente, a primeira escolha de comida. É uma planta de folhas largas diferente da grama e também com flores muito nutritivas.
ALIMENTAÇÃO: Plantas são a base das refeições das cabras. As arbustivas de folhas largas, como amoreira, rami e feijão-guandu, são bem aceitas, como também capins, silagem de milho e feno de leguminosas.
A ovelha é indefesa. Deus criou todos os animais com uma defesa especial, cachorro, bode, cobra, cavalo, urso, e todos tem habilidade em se defender menos a ovelha, ela não tem habilidades de luta. Isso nos mostra que somos totalmente dependentes de Deus.
'Ovinocultura' ou ovinicultura é parte da Zootecnia que trata do estudo e da criação de ovelhas, de ovinos. Uma das primeiras explorações animais feitas pelo homem, há mais de 4000 anos, na Ásia Central.
As ovelhas domesticadas estão presentes em quase todos os países, mas as selvagens vivem em áreas restritas, exemplos disto é o carneiro selvagem da América do Norte, chamado de Bighorn. Acredita-se que as ovelhas foram domesticadas há 11.
Proteger as ovelhas do sol, chuva e vento é essencial para que elas se mantenham saudáveis. Se não for possível disponibilizar um celeiro, um abrigo com três lados cumpre bem a função. A vantagem do celeiro é a possibilidade de separar os animais doentes ou prenhas do restante do rebanho.
Antes de iniciar uma criação de ovinos, o criador deve fixar seus próprios objetivos, isto é, se pretende produzir reprodutores, carne, lã, pele ou leite, e considerar a infraestrutura disponível (instalações, estradas, mercado e indústria processadora), tipos de solo e ambiente (clima e topografia) para escolher a ...
Predomina, na região Nordeste, o sistema de produção extensivo, onde praticamente não há melhoramento genético no rebanho e são deficientes os manejos alimentar e sanitário. A maioria das propriedades possui menos de 50 ha, com poucos recursos hídricos e alimentares.
A rentabilidade da criação de cabras no Nordeste está calcada em três fatores principais: a produção do leite, da pele e, por último, da carne. Minimizar o interesse ou mesmo excluir um desses fatores do processo produtivo, certamente trará para o produtor insucessos em sua criação.
A ovinocaprinocultura é de fundamental importância socioeconômica para o Nordeste, onde a produção de ovinos e caprinos representa uma alternativa na oferta de carne, leite e derivados, favorecendo o aspecto alimentar, especialmente da população rural, favorecendo sua fixação no campo á que a atividade ajuda-o ...