A vítima ou responsável legal deve fazer um boletim de ocorrência com as provas - mensagens, fotos, e-mail, n° celular da origem das agressões, endereço das páginas, perfis e publicações - para que se iniciem as investigações.
Como denunciar um crime virtual – Passo a passo
A primeira delas é a Lei dos Crimes Cibernéticos (, conhecida como Lei Carolina Dieckmann, que tipifica atos como invadir computadores, violar dados de usuários ou “derrubar” sites. ... Essa é a lei que determina a instalação de delegacias especializadas.
Uma simples rede Wireless desprotegida ou um site mal programado podem ser utilizados por terceiros para a prática de crimes. Nestes casos a lei é clara em prever que a responsabilidade é do titular do link (conexão à Internet).
Mas o que é um crime digital? São todas as condutas previstas na lei como atos ilícitos em que haja uso de tecnologia, explica Solano de Camargo, doutor em Direito Internacional, com especialização em Direito Digital.
Portanto, é crime de informática puro toda e qualquer conduta ilícita que tenha por objetivo exclusivo o sistema de computador, seja pelo atentado físico ou técnico do equipamento e seus componentes, inclusive dados e sistemas.
Por fim, os crimes cibernéticos comuns são aqueles em que a internet é utilizada para como meio para a realização de um crime já tipificado em lei (PINHEIRO, 2002, p. ... Crimes eletrônicos puros ou próprios são aqueles que sejam praticados por computador e se realizem ou se consumem também em meio eletrônico.
Os Crimes virtuais podem ser classificados em próprios ou puros e, ainda, em impróprios ou impuros. Senão, vejamos: Atos dirigidos contra um sistema de informática, tendo como subespécies atos contra o computador e atos contra os dados ou programas de computador.
Frustração, estresse, raiva ou descontentamento, envolvendo elementos psicológicos, financeiros e sociais, motivam pessoas a tomar o caminho da criminalidade cibernética, utilizando habilidades e conhecimentos em prejuízo de terceiros (Arpad, 2013).
Poderíamos dizer também que uma das causas da violência seria o desemprego, a fome, viver em favelas, o crime organizado, a omissão do poder público, a pobreza, a desigualdade social, etc. Enfim, são várias as causas que contribuem para esse cenário. ... Sabemos que o ser humano, em geral, não comete violência sem motivo.
Um criminoso é um indivíduo que viola uma norma penal sem justificação e de forma reprovável, cometendo, portanto, um crime. Aos criminosos condenados e submetidos a um devido processo legal, aplica-se uma sanção criminal: uma pena (privativa de liberdade, restritiva de direitos, multa).
Mas, conforme pesquisa “Retratos da Sociedade Brasileira: Segurança Pública”, realizada pelo IBOPE e encomendada pela Confederação Nacional da Indústria, a razão maior reside na impunidade e a extrema solução apontada por 46% da população, foi a adoção da pena de morte.