Para incentivar o estudante a desenvolver um projeto de vida na escola é preciso promover conversas sobre o tema, fazendo-o refletir sobre o assunto. Vale abrir as perguntas sobre o futuro, indo além das aspirações profissionais.
O projeto de vida traz a possibilidade de arquitetar, conceber e plasmar o que está por vir. ... Idealizar a própria vida é ter consciência da responsabilidade de cada um em sua atuação social, descobrindo-se a si mesmo, aos outros e o meio em que vive.
Mantenha o diálogo e eduque com base em valores sólidos: o primeiro papel dos pais na construção do projeto de vida de um filho começa desde cedo, mostrando valores como respeito ao próximo, humildade, responsabilidade, generosidade, amor e compreensão.
O professor precisa ter perfil para trabalhar com Projetos de Vida: precisa estar aberto ao novo, ter sagacidade e querer sempre melhorar. Meu conselho para os educadores que trabalham com Projetos de Vida é: se permitam viver essa descoberta com os alunos. Estudem, corram atrás, desenvolvam algo que traga sentido.
Resposta. Explicação: São importantes nessa fase a atenção global dos pais para o que está acontecendo na vida dos filhos e o acompanhamento próximo, por meio do diálogo e da orientação”, diz. No momento em que o jovem passa pela elaboração do seu projeto de vida, o envolvimento da família também é fundamental.