O local escolhido deve ser seco, firme, não sujeito à erosão e preferencialmente plano. Não é bom que fique próximo a rios e lagos, pois pode acontecer contaminação das águas com os dejetos do curral. Porém, é preciso contar com uma boa fonte de água para hidratar os animais e fazer a limpeza do local.
Os pisos de pedra adaptam-se ao mesmo procedimento recomendado para o concreto. Já a areia é usada para os currais de manejo situados junto ao tronco de contenção, onde se exige muita movimentação dos animais.
Para evitar escorregões dos animais é necessário frisar o piso de concreto no curral. Este friso deve ter 15mm ou 20mm de espessura e 15mm de profundidade, a distancia entre um friso e outro, não deve passar de 8cm e menos de 5cm para não reduzir a resistência do piso.
O Piso Ecológico é assentado de preferência com areia em uma superfície plana e compactada, com o auxílio de uma marreta de borracha encaixe um a um, após o assentamento é necessário fazer o preenchimento dos vãos espalhando areia com uma vassoura ou rodo, depois retire o excesso, como nas imagens abaixo.
Coloque os tijolos ou blocos de pavimentos sobre o pó de pedra. Usando um martelo de borracha, soque cada tijolo para assentá-lo. Cubra os tijolos com outra camada de pó de pedra depois de completar a calçada. Varra o pó de pedra para as frestas ente os tijolos.
Misture 1/10 de ácido com 9/10 de água para produzir uma solução de 10 por cento de ácido. Nunca use uma mistura mais forte do que 10 por cento para a limpeza de cimento ou de tijolos. O ácido reage com a água, portanto, adicione-o lentamente à água, misturando a solução com uma ferramenta que não seja feita de metal.
Recomenda-se usar uma esponja macia para limpar as grelhas e panos para secá-las. Você também precisará de um balde com três partes de água para duas de vinagre, uma colher (de sopa) de bicarbonato de sódio e uma colher (de sopa) de vinagre em num litro de água morna, para limpar a churrasqueira por fora.
Tudo o que você precisa é passar bastante desengordurante pela grelha (para prevenir os arranhões) e passar a "boca" de uma lata vazia por toda a superfície, esfregando bem. Depois é só passar um paninho umedecido para retirar o produto e lavar a grelha normalmente!
1/4 de carvão comum, aproximadamente. Deixe o material queimar até o fim e repita o processo no mínimo três vezes, pois isso completa o procedimento de “cura” da churrasqueira. Para acender o fogo, você pode ensopar um pedaço de pão velho em álcool gel e jogá-lo no meio do carvão.
2. Fazer o fogo com qualquer lenha