No Brasil, os iniciantes da prática do esporte eram turistas ingleses que, mais ou menos em 1905, começaram a implantar o tênis de mesa no país. Pode-se fixar o ano de 1912 como o início das atividades organizadas do tênis de tesa no Brasil, pois até então ele era praticado somente em casas particulares e em clubes.
O tênis de mesa, também chamado de ping-pong, é um esporte criado na Inglaterra, no século XIX.
Através de turistas ingleses, o Tênis de Mesa desembarcou aqui no Brasil e começou a se desenvolver por volta de 1905, em São Paulo. Em 1912, foi dado o início das competições organizadas no país quando foi disputado o primeiro campeonato por equipes na cidade de São Paulo, tendo como campeão, o Vitória Ideal Clube.
No Brasil, o tênis de mesa foi introduzido por imigrantes ingleses, nos primeiros anos do século XX. No entanto, os primeiros torneios organizados datam de 1912.
a China é o país
Jan-Ove Waldner (Estocolmo, 3 de outubro de 1965) é um mesa-tenista sueco, campeão europeu (1996), mundial (1989 e 1997) e olímpico (1992).
MASCULINO
os países mais tradicionais do tênis de mesa são: Japão, China, Alemanha...
A não ser que a partida sofra obstrução (não vale ponto), um atleta perde um ponto quando:
Ma Long vence Fan Zhendong na final do Mundial de Tênis de Mesa.
Hugo Marinho Borges Calderano (Rio de Janeiro, 22 de Junho de 1996) é um mesatenista brasileiro, de empunhadura clássica destra e ocupa atualmente (Abr/2021) a 7ª posição no ranking mundial.
Thiago Braz da Silva (Marília, 16 de dezembro de 1993) é um atleta e campeão olímpico brasileiro, especializado no salto com vara. Atual recordista olímpico, é um dos nove atletas no mundo que saltaram acima dos seis metros de altura.
Adhemar Ferreira Carregou esse título por 48 anos até que outros atletas conseguissem bater seu feito. Além disso, Adhemar quebrou o recorde mundial da modalidade quatro vezes em um único dia, nos Jogos de Helsinque, em 1952.
A classificação final foi a seguinte:
Maiores destaques da história do atletismo brasileiro