O repositório de certificados digitais do usuário corrente pode ser acessado através do Internet Explorer, na aba pessoal (MY) do menu Ferramentas/opções da internet/conteúdo/certificados.
Veja como fazer este procedimento, seguindo os passos abaixo:
Abra o Internet Explorer, clique no menu "Ferramentas", em seguida no sub-menu Opções da Internet"; Na janela "Opções da Internet" clique na guia "Conteúdo"; Na guia "Conteúdo" clique no botão "Certificados"; Será exibido o "Gerenciador de Certificados" do Internet Explorer.
Para instalar o certificado digital, realize os passos a seguir:
Passo 2: Quando a página de Configurações abrir, clique em "Avançado", conforme a imagem a seguir. Passo 3: Vá em "Gerenciar certificados". Passo 4: A tela do Windows vai abrir, você seleciona o certificado digital que deseja baixar e clica em "Exportar". Passo 5: O Assistente de Exportação de Certificados irá abrir.
Também é possível acessar o e-CAC pelo endereço https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login. Para obter um certificado digital em nuvem, o cidadão deve procurar uma Autoridade Certificadora e realizar os procedimentos já conhecidos para a emissão de um certificado digital.
Uma autoridade certificadora é uma entidade responsável pela emissão dos certificados digitais. Popularmente, eles são conhecidos como a versão eletrônica de documentos importantes como o CPF ou o CNPJ, e têm a função de representar e verificar virtualmente a identidade de pessoas e empresas.
Obtenção de Certificados Digitais
Crie seu próprio certificado em 5 etapas:
Acesse certificadodigital.com.br. Compre pelo telefone 3004-7728 em capitais e regiões metropolitanas ou para demais localidades.
1 documento de identificação;
– Documento de identificação pessoal legível com foto, preferencialmente CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Também são aceitos: RG (Carteira de Identidade), Carteiras profissionais (OAB, CRC, CRM, CRO, CREA etc.) e passaporte. A data de validade, se houver, não pode estar expirada.
Para emissão do Certificado Digital Pessoa Jurídica são necessários os seguintes requisitos: Presença física do(s) responsável(eis) pelo CNPJ conforme cláusula administrativa do contrato social, imprescindível a presença do responsável que possua o CPF vinculado ao CNPJ da empresa na Receita Federal.