Desse modo, seria prima-feira (primeiro dia da semana, o domingo), secunda-feira (segunda-feira) e assim por diante.
Os bebês só começam a enxergar cores por volta dos três meses e também é nesta idade que eles conseguem diferenciar a mamãe e o papai. Além disso, até os 4 meses de vida, os bebês só conseguem enxergar até uma distância de 25 centímetros”, disse o Dr. Romesh Angunawela em entrevista ao jornal britânico DailyMail.
Bebé ou bebê, também designado por lactente, é a denominação clínica usada em Pediatria dada a todas as crianças desde o 28º dia após o nascimento até atingirem os 24 meses de idade. Até aos 28 dias de vida tem a designação de recém-nascido e a partir dos 2 anos a designação é de criança.
O esforço de levantar a cabeça e o peito para olhar ao redor vai fortalecer os músculos do pescoço dele. Entre 3 e 6 meses, dá para manter o bebê mais erguido, com apoio para a cabeça e o pescoço.
– Até os 6 meses, ele consegue identificar possíveis intenções ou estados de humor pelo tom e modulação das vozes que ouve. – No 6º mês, o bebê já compreende algumas palavras familiares, como “mamãe” e “papai”. Dica: fale com o seu filho desde cedo. Até mesmo quando ele estiver na barriga!
Com 4 meses, seu filho identifica o próprio nome e entende quando é chamado. E, aos 5, reconhece as vozes das pessoas próximas. É o momento em que ele começa a notar a presença de estranhos e, dependendo do seu temperamento, pode até ficar com medo.
Veja como!
Muitas vezes, a recusa em ir com o pai ocorre por traumas psicológicos causados pelo processo de separação do casal. ... Ou seja, assim como um pai não tem obrigação de visitar os filhos, tampouco há motivos para forçar a criança a cumprir com os dias e horários de visita, mesmo que isso esteja estipulado judicialmente.
Esse problema é conseqüência direta da atitude dos pais, que não cortam o “cordão umbilical” de seus filhos. Em muitos casos, isso ocorre porque os pais temem ser abandonados. “Geralmente esse 'grude' está muito mais relacionado com os medos, inseguranças e pavores dos pais do que os da própria criança.
Acostume o bebê com pessoas fora do círculo familiar. Leve-o a parques, shopping e restaurantes. Isso facilita a adaptação com pessoas desconhecidas. Não force o bebê a ir para o colo de pessoas estranhas; promova a aproximação brincando junto.
De acordo com Victor Nudelman, pediatra e neonatologista do Hospital Israelita Albert Einstein, a rejeição pode estar relacionada com algum momento de trauma que o bebê teve. Por exemplo, se um homem, com voz grossa, o assustou, será natural que ele fique aflito ao deparar com outra situação parecida.
Até certa idade, bebês não estranham pessoas desconhecidas, mas isso tende a mudar à medida em que eles crescem. Mas ainda assim, o fator mais decisivo está na personalidade do bebê, coisa que costumamos não levar em consideração muitas vezes.
Os bebês absorvem as informações que os cercam de maneira profunda, e a ciência descobre fatos inéditos sobre o funcionamento do cérebro deles a cada dia que passa. Até mesmo pequenos detalhes são captados por suas mentes, e fazem a diferença para este vasto universo em formação que é a mente humana.
O bebê com 3 meses já permanece mais tempo acordado e se interessa pelo que existe ao redor, além de ser capaz de girar a cabeça na direção do som que ouviu e começar a ter mais expressões faciais que podem indicar alegria, medo, indecisão e dor por exemplo.
Bebês não sabem diferenciar hoje de ontem ou de amanhã Eles reconhecem rostos, vozes e sons. Mas pode levar muitos meses até os pequenos começarem a ter noção de espaço e identificarem, por exemplo, o quarto onde dormem. As regiões do cérebro responsáveis por estas habilidades ainda estão amadurecendo.
No bebê recém-nascido, a falta de interesse social acontece quando adultos interagem. Não há retorno visual e a sensação é que o pequeno está olhando para o nada. Já em crianças um pouco maiores, de 1 até 7 anos, a interação social com outros pequenos da mesma idade é praticamente nula.
Entre 6-10 semanas, o bebê começa a dirigir o olhar mais intencionalmente, olhando diretamente para seus pais ou cuidadores e sustentando o olhar com os olhos bem abertos. Aos 3 meses, o bebê pode seguir os movimentos de seu pais ou cuidadors a partir de certa distância.
Ficar olhando para ponto fixo pode ser sintoma de epilepsia "Aqui, é involuntário, e se a pessoa for chamada, não vai voltar à realidade", diz. Ela ainda pode ficar piscando os olhos e mexendo a boca. O tipo de sintoma está diretamente relacionado à área do cérebro atingida.