O peso específico é definido como o peso por unidade de volume. No SI a unidade é: N/m3. É calculado multiplicando-se a massa específica do material kg/m3 pela aceleração percentual da gravidade m/s².
É obtido pela fórmula: ºAPI = (141,5 ÷ densidade da amostra) - 131,5. em que a densidade é medida relativamente à densidade da água . Forma de expressar a densidade relativa de um óleo ou derivado.
Afinal, como é o processo de reciclagem do óleo lubrificante? O processo é realizado nas próprias refinarias, onde são removidas as impurezas químicas, sujeira e metais pesados. Em seguida, são realizados testes para determinar a adequação da desidratação, retirando a água que será tratada.
Óleo de motor reciclado pode ser queimado como combustível, geralmente em caldeiras, aquecedores de plantas ou para aplicações de aquecimento industrial, tais como fornos e fornos de cimento. ... O óleo usado refinado no processo de restauração de usado para novo, removendo impurezas químicas, metais pesados e sujeira.
Você pode desempenhar seu papel certificando-se de descartar o óleo de motor usado com responsabilidade. A maneira mais simples de fazer isso é colocá-lo dentro do recipiente vazio do seu óleo novo e devolvê-lo ao varejista do qual você o comprou ou levá-lo para sua oficina mais próxima.
Por causa disso a Resolução nº 362/2005 do Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA, trata o rerrefino como destino obrigatório dos óleos lubrificantes usados ou contaminados.
Os pontos de coleta de óleo são os postos de combustíveis (serviços de troca de óleo, posto revendedor, posto de abastecimento) oficinas, concessionárias de veículos, entre outros.
O óleo lubrificante usado deve ser armazenado em um lugar apropriado, sem que haja o risco de ocorrerem vazamentos ou mistura com substâncias que possam causar acidentes. Além disso, o item deverá ser entregue ao coletor autorizado pela ANP.
Contaminação do Óleo Lubrificante por Sujeira Se a atmosfera estiver contaminada, o óleo se tornará mais sujo e a qualidade do lubrifcante ficará comprometida. A contaminação de partículas, uma vez dentro do sistema operacional, irá acelerar a geração de novos contaminantes.
Os aditivos para lubrificantes são substâncias químicas adicionadas a óleos básicos que intensificam suas características, minimizando propriedades indesejáveis e evitando possíveis danos ao motor. Mesmo quando usados em pequenas quantidades, esses aditivos transformam as propriedades dos lubrificantes.
OS OPOSTOS NÃO SE ATRAEM Ela sugere que a água é polar e o óleo é apolar e, dessa forma, por apresentarem essa diferença de polaridade, eles não se misturam. É fato que substâncias apolares e polares se dissolvem melhor entre si, mas essa não é uma regra generalizada.