Cálculo do desvio (d): Triângulo XYZ sen θ = d/XY sen θ = sen (i – r) = d/XY XY = sen (i – r)/d (I).
(PUCC) Quando se observa um objeto através de uma vidraça comum, vemos: uma imagem real do objeto; uma imagem virtual do objeto. o próprio objeto.
(MED. TAUBATÉ) Tem-se um aparelho que emite um feixe colimado, estreito, de luz verde. Mas o feixe é, na verdade, mistura de luz amarela com azul.
Por que isso ocorre? A luz refletida pelo peixe, ao sair da água, se aproxima mais da direção paralela à superfície da água do que antes de sair da água (isto é denominado de refração). ... Por isto ele precisa mirar abaixo da posição onde parece estar o peixe. Esta é a parte óptica da situação.
Quando este raio sai da água e vai para o ar, acontece o fenômeno da Refração. Como a luz se propaga mais facilmente no ar, esse raio de luz tenderá a se afastar da normal, fazendo com que alguns raios de luz tenham condição de atingir exatamente seus olhos, o que dá a falsa impressão de que a piscina é mais rasa.
A refração é o fenômeno óptico que mostra o comportamento da luz ao mudar de meio material. A refração é o fenômeno óptico em que ocorre alteração da velocidade da luz em virtude da mudança de meio de propagação.
Podemos, então, concluir que, quando a luz passa de um meio menos refringente para um meio mais refringente, a velocidade da luz diminui e o raio luminoso se aproxima da reta normal, isto é, o ângulo que o raio luminoso forma com a reta normal diminui.
Resposta. Explicação: não. A impressão que temos de que as estrelas piscam é causada pela grande distância que as radiações estrelares percorrem até o ponto do observador (quanto mais distante, menor será o brilho), além das distorções ópticas provocadas pela turbulência terrestre.
Difração. É a divisão da óptica que interpreta a luz como uma onda eletromagnética, com frequência e comprimento de onda bem definidos. A óptica ondulatória permite a compreensão de fenômenos que não podem ser explicados pela óptica geométrica, tais como a interferência, difração, polarização.
Como a óptica geométrica apenas aborda a luz na forma de raio de onda, sem considerar os seus princípios ondulatórios eletromagnéticos e quânticos, a difração, a polarização, entre outros fenômenos, não podem ser estudados a partir dela, apenas pela óptica física.
Fenômenos ópticos são eventos observáveis a olho nu resultantes da interação da luz com a matéria. Entre os principais fenômenos ópticos, podemos destacar a reflexão, a refração, a absorção, a dispersão e a interferência da luz. Diversos fatos naturais relacionados à luz são decorrentes desses fenômenos.
Resposta. Reflexão, refração e polarização.
A óptica é um ramo da física destinado ao estudo dos fenômenos luminosos e se baseia em três princípios básicos: propagação retilínea da luz, reversibilidade dos raios luminosos e independência dos raios de luz.
O princípio da propagação retilínea da luz diz que em um meio homogêneo e transparente, como o ar, a luz se propaga em linha reta.
Princípio da propagação retilínea da luz: os raios de luz propagam-se em linha reta. Princípio da independência dos raios de luz: ao cruzarem-se, dois raios de luz atravessam um ao outro como se inexistissem mutuamente.
A luz, ondas de rádio, infravermelho e ultravioleta são alguns casos de ondas eletromagnéticas. No vácuo, movem-se com velocidade conhecida: ... Neste caso, a onda é chamada de TRANSVERSAL. Quando o movimento ocorre na mesma direção da propagação da onda, ela é chamada de onda LONGITUDINAL.
A luz se propaga no vácuo de forma extremamente veloz. ... Exemplo disso é a neblina que esconde a luz do Sol. Meio transparente: é um meio regular, motivo pelo qual a luz passa facilmente por ele. O vácuo é um meio transparente.
Resposta. Estas linhas em ondulatória são chamadas de raios de onda e representam a trajetória descrita por uma frente de onda. Em óptica geométrica estas linhas são chamadas de raios de luz e realmente traduzem a trajetória descrita pela luz. Um conjunto de raios de luz ganha o nome de pincel de luz.
Como exemplo temos a atmosfera terrestre que aumenta a densidade com a altitude decrescente; em conseqüência disso os raios provenientes dos astros se encurvam ao se aproximarem da superfície terrestre, fenômeno conhecido como refração atmosférica.
Um raio de luz se propaga em linha reta em meios de propagação homogêneos. ... Os raios de luz se propagam em linha em reta em meios homogêneos. Quando há mudança de meios de propagação, como no caso do lápis imerso no copo de água, os raios se desviam de sua trajetória retilínea original e distorcem a imagem do lápis.