Aditivo plastificante É interessante destacar que esse aditivo deixa o concreto como um plástico, como sugere o nome. Assim, o slump (consistência do concreto) aumenta, sem provocar alterações no tempo de pega da mistura.
Os aditivos redutores de água são utilizados para potencializar a trabalhabilidade do concreto, reduzindo o consumo dos componentes do material.
Como preparar mistura para concreto?
O cimento CP V-ARI em um contrapiso somente se justificaria se houvesse a necessidade de se lançar o piso imediatamente após, ou seja, muita pressa. Este cimento é mais caro e, por ser muito rápido, tem a tendência de provocar retração e consequentes fissuras. Caso contrário, o mais indicado seria o cimento CP II-Z-32.
Se os grumos não desmancharem, significa que realmente parte do cimento está hidratada. Um ensaio simples e rápido de executar em laboratório é o de Perda ao Fogo (P.F.). Este ensaio consiste em aquecer o cimento e verificar a perda de massa em porcentagem.
Sua validade é de 8 meses a contar da data de fabricação impressa na embalagem, para embalagens de papel, e 12 meses para embalagens de plástico.
Para que fique conservado, feche muito bem o plástico para evitar a entrada de ar e depois tampe. Outra boa maneira, em caso de sobras menores, é transportar o cimento para sacos de plástico (de sacolão) e dar um nó para não deixar entrada de ar.
Na presença de sulfato de cálcio, forma-se uma substância chamada etringita, que é um óxido misto de cálcio, alumínio e ferro hidratado comumente associado a íons sulfato. Essa substância é importante porque ela forma ligações químicas com as outras substâncias do cimento hidratado, fazendo-o endurecer.