3º, inciso V, da Portaria 123/20 do INSS, o serviço de acerto de CNIS pode ser solicitado pela Central 135 ou nas Agências de Previdência Social (APS). A solicitação pelo 135 abre uma tarefa no portal do Meu INSS, onde o segurado (ou procurador) poderá juntar documentos para comprovação do seu direito.
Você pode atualizar o seu CNIS no próprio site Meu INSS. A primeira coisa a se fazer é pegar seus documentos e conferir todos os dados que estão neles. Veja também se os períodos das contribuições e vínculos trabalhistas e analise estão corretos.
O trabalhador pode obter uma cópia do CNIS por meio do portal Meu INSS, nas agências do INSS. Também é possível solicitar esse documento por meio das agências ou do app da Caixa Econômica Federal.
Em caso de dúvidas sobre o extrato, o INSS disponibiliza o telefone 135 para o segurado que poderá acionar a Central de Atendimento. Neste caso, será preciso informar apenas o CPF e confirmar seus dados de cadastro.
Contribuição mensal Para os contribuintes individuais, a alíquota para ter direito a todos os benefícios é 20% dos rendimentos (até o limite de 20% do teto do INSS), mas também é possível contribuir com 5% e 11% (com menos direitos).