Hérnia de hiato é a protusão do estômago através do orifício pelo qual o esôfago atravessa o diafragma para penetrar na cavidade abdominal. Pode provocar dor semelhante à da angina e ser confundida com os sintomas de infarto.
Significado de Diafragmático adjetivo Relativo ou pertencente ao diafragma.
O que significa: pinçamento diafragmatico apos manobra de esforço da mucosa esofagogastrica? É uma descrição médica de uma atitude do paciente (normalmente solicitada pelo executante durante a endoscopia) para a percepção de uma região entre o esôfago e o estômago que é visualizada pelo exame.
[ Anatomia, Medicina ] Relativo simultaneamente ao esófago e ao estômago (ex.: transição esofagogástrica).
Tomar um chá calmante, como passiflora, erva-cidreira ou valeriana também pode ajudar. No entanto, se após 1 hora, o desconforto ainda continuar, deve-se ir no hospital para confirmar que a dor não tem outra causa que precise de um tratamento mais específico.
Ao inspirarmos o ar, o diafragma e os músculos intercostais se contraem. O diafragma desce e as costelas sobem, fazendo com que haja aumento do volume da caixa torácica e forçando o ar a entrar nos pulmões. Com a expiração ocorre o inverso.
Quer dizer o pulmão está muito insuflado (distendido), pode ser relacionado a uma inspiração profunda, biotipo ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), como enfisema. É aconselhável avaliação do exame por um radiologista ou pneumologista.
Os achados de enfise- ma na radiografia incluem aumento da transparência pulmonar, caracterizada por hiperinsuflação (Figura 5), presença de bolhas e alterações vasculares. Porém, o maior valor da radiografia simples é excluir outros diagnósticos, como pneumonia, insuficiência cardíaca e pneumotórax (5).
O diagnóstico de DPOC é feito com base em sinais e sintomas respiratórios crônicos, na presença de fatores de risco para a doença, associados a distúrbio ventilatório irreversível de tipo obstrutivo à espirometria (relação volume expiratório forçado em 1 segundo (VEF1)/capacidade vital forçada (CVF) inferior de 0,70) ...
Enfisema Pulmonar/DPOC No raio X encontramos alguns sinais principais: retificação diafragmática, aumento dos espaços intercostais e aumento do espaço retroesternal. Na TC verificamos destruição do parênquima pulmonar que forma vários bolsões de ar (aprisionamento aéreo).
Serão apresentados os principais sinais radiográficos: aumento da densidade pulmonar, diminuição da densidade pulmonar, atelectasia, alterações pleurais e mediastinais. A maioria das doenças que causam aumento da densidade pulmonar acometem os espaços alveolares e o interstício pulmonar.
Conheça os sintomas do enfisema pulmonar em idosos
A atelectasia costuma ser assintomática, mas hipoxemia e dor torácica pleurítica podem estar presentes em certos casos. O diagnóstico é por radiografia de tórax. O tratamento é feito mantendo a tosse e a respiração profunda e tratando a causa. A tendência natural de espaços abertos de ar, como os alvéolos, é colapsar.