2-São funções do sistema locomotor, exceto: A- Sustentação, filtragem e movimento do corpo. B- Sustentação, locomoção e movimentação do corpo. C-Acumulo de água, filtragem e movimentação do corpo. D - Variação, drenagem e movimentação do corpo.
RESUMO: Distúrbios Osteomioarticulares Relacionados ao Trabalho (DORT), também conhecidos como afecções músculo–esqueléticas, decor- rentes de ações repetitivas, constituem o principal grupo de agravos à saúde, entre as doenças ocupacionais do mundo moderno, que frequentemente con- duzem ao absenteísmo e invalidez ...
O sistema locomotor, ou sistema esquelético, sustenta e protege os órgãos internos, armazena minerais e íons e produz células sanguíneas. É constituído pelos ossos do esqueleto, músculos, cartilagens, tendões, ligamentos, articulações e outros tecidos conjuntivos que suportam e ligam tecidos e órgãos.
O sistema locomotor é de suma importância para a sobrevivência dos seres humanos e animais e envolve os músculos esqueléticos, ossos e articulações. Esse sistema tem como função sustentar o corpo, proteger os órgãos internos, além de armazenar íons e sais minerais e produzir células sanguíneas.
O tipo de tecido muscular relacionado com nossa locomoção é o estriado esquelético. O estriado cardíaco é encontrado apenas no coração, e o liso é encontrado em órgãos viscerais, em glândulas e nos vasos sanguíneos.
O tecido muscular liso ou não estriado apresenta contrações involuntárias e é encontrado no esôfago, estômago e intestinos. Nesses órgãos, o músculo é responsável pelos movimentos peristálticos que deslocam o alimento pelo trato digestório.
O sistema muscular e o sistema esquelético fazem parte do sistema locomotor. Esse sistema é responsável pelos inúmeros movimentos, inclusive a locomoção que conseguimos desenvolver. Os músculos estão envolvidos em todo e qualquer tipo de movimento que o organismo pode realizar.
Em biologia, chama-se locomoção à capacidade que têm muitos organismos de se movimentarem por seus próprios meios no habitat em que vivem.
Quais as vantagens da locomoção bípede dos seres humanos.
A maioria dos animais necessita de se movimentar para procurar alimento, reproduzir-se, fugir de predadores e procurar abrigo. A forma como o faz chama-se modo de locomoção! Este, varia consoante os locais em que os animais se deslocam, podendo ser no solo, na água ou no ar.
A maioria dos animais se locomovem com vários propósitos: forrageamento (buscar recursos), demarcar território, gastar energia para a produção de hormônios reprodutivos... além é claro, de que isso depende muito no nicho que o bicho ocupa...
A locomoção é o modo como o animal se desloca no ambiente onde se desloca. 3. Os órgãos responsáveis pelos movimentos dos animais são os músculos e os ossos. ... Embora a locomoção seja uma característica dos animais, há animais como a esponja e os percebes, entre outros que não se deslocam – vivem fixos.
LOCOMOÇÃO: Os animais locomovem-se de diferentes formas. Eles podem andar, saltar, voar, rastejar e nadar. Outro critério usado para classificar os animais é a presença de coluna vertebral.
A locomoção desses seres vivos pode ocorrer de diversas formas, como pela corrida, natação e, principalmente, pelo voo. ... Embora nem todas se locomovam pelo voo, todas as aves apresentam características relacionadas a essa forma de locomoção, como o corpo coberto de penas.
Animais Terrestres
Como dissemos anteriormente a vaca se locomove durante o seu hábito de pastar. Uma forma de identificar problemas precoce em seu casco é por meio do índice de locomoção. ... Sem problemas de casco que afetem a sua locomoção a vaca ao caminhar parece estar com as costas retas.
Haja estômago! Diferentemente das pessoas, as vacas possuem quatro estômagos e são chamadas de animais ruminantes. Com todos esses estômagos, as vacas conseguem retirar muita energia das fibras encontradas nas plantas.
Boi é o nome dado ao bovino macho, castrado; enquanto o bovino macho reprodutor é chamado de touro. Tais animais são herbívoros ruminantes. Eles se alimentam, principalmente, de pastagens, capins, fenos, cana-de-açúcar, e rações feitas de milho, sorgo, farelos, soja, dentre outros.
A locomoção desses animais vertebrados ocorre através das chamadas nadadeiras e de movimentos ondulatórios obtidos através da contração de músculos. A forma hidrodinâmica e a presença de escamas e muco também são fatores que favorecem o deslocamento desses seres.
Classificação dos Peixes Existem duas classes de peixes: a classe dos condrictes (do grego khondros: 'cartilagem'; e ichthyes: 'peixe'), ou peixes cartilaginosos, e a classe dos osteíctes (do grego osteon: 'osso'), ou peixes ósseos.
Os peixes são pertencentes à classe dos animais vertebrados, ou seja, que possuem vértebras. Eles possuem ossos e cartilagens e respiração branquial, realizada através das brânquias: eles respiram oxigênio que está presente na água.
osteíctes
vertebrados
Os peixes são animais vertebrados, aquáticos, de corpo recoberto de escamas, respiração branquial e sangue de temperatura variável. São encontrados nas águas salgadas dos mares e oceanos e nas águas doces dos rios, lagos, açudes e até nos pântanos.
osteíctes