O objetivo principal da terapia periodontal ressectiva é a redução ou eliminação das bolsas periodontais e a reconstituição da arquitetura óssea positiva que foi alterada por processos inflamatórios.
O que é a Cirurgia Periodontal? A cirurgia periodontal nada mais é do que a forma mais agressiva de tratar a periodontite, ou seja, quando a doença já se encontra em um estado crítico.
Introdução Retalho Periodontal Quando você tem doença periodontal, esse tecido e osso de suporte é destruído, formando “bolsões” ao redor dos dentes. Com o tempo, esses bolsos se tornam mais profundos, proporcionando um espaço maior para as bactérias viverem.
A técnica de cunha distal é utilizada na região de tuberosidade e retromolar, tendo como objetivo a remoção de tecido com a preservação de quantidade suficiente de mucosa ceratinizada.
A técnica cirúrgica mais comum utilizada é a do bisel interno, neste tipo de incisão, a lâmina do bisturi é posicionada 45º em direção apical, em relação ao longo eixo do dente. Após a incisão e remoção do colar de tecido mole, duas outras técnicas podem ser escolhidas para reestabelecer o espaço biológico.
São bastante utilizados no fechamento de cirurgias de câncer de pele ou em queimaduras. “Retalho” é o segmento da pele e subcutâneo com suprimento vascular próprio, que será movido de uma área (doadora) para outra (receptora), com a finalidade de preencher uma ferida cirúrgica.
Pâmela Bolsoni Pozzatti 1 Retalho e Suturas em odontologia Retalho: é uma seção de tecido mole delimitada por incisão cirúrgica, possui seu próprio suprimento sanguíneo, pode ser recolocado na posição original, permite acesso aos tecidos mais profundos, e pode ser mantido por suturas.
As incisões relaxantes não devem se aproximar da região da artéria palatina; O duplo Y, é indicado quando se deseja uma maior exposição posterior do palato.
A “Incisão Relaxante” é uma técnica da odontologia, onde o profissional tira (com outras incisões) o tencionamento da musculatura da área à ser incisionada, sem cessar o suprimento sanguíneo no local.
Conforme a profissional explica, essa técnica cirúrgica consiste na remoção ou exérese de formações anormais do tecido mucogengival sobre dentes não completamente erupcionados.
Ainda podemos observar que para remoção de terceiros molares inclusos é a incisão de COGSWELL, bem como a de AVELLANAL e a modificação por SAAD NETO são as mais utilizadas e talvez as mais indicadas pois ela, permitem um excelente campo de trabalho em áreas restritas, em dentes com inclusões profundas, podendo ser ...
A exodontia dos terceiros molares impactados é um dos procedimentos cirúrgicos realizados rotineiramente na Odontologia, por diferentes indicações, tais como dor, pericoronarite, cárie dental no elemento ou em dentes adjacentes, reabsorção dental, cistos e tumores associados ao elemento incluso, dentre outras.
Seu dentista pedirá que você morda levemente um pedaço de gaze seca e esterilizada, que você deverá manter no local durante 30 a 45 minutos, a fim de estancar o sangramento enquanto o sangue não coagula.
Por isso, uma forma de controlar esta pequena hemorragia consiste em colocar um pedaço limpo de gaze sobre o vazio deixado pelo dente e trincar durante 45 minutos a 1 hora, para fazer pressão e estancar o sangramento.
Extração dentária
Quais as possíveis causas para um sangramento na gengiva e que outros sintomas podem ser observados na gengivite? De acordo com a dentista, "a principal causa é pelo acúmulo de placa bacteriana (cálculo e tártaro dental). O fator etiológico é bacteriano, causando uma inflamação no tecido periodontal (gengivas)”.