Como evitar a rouquidão após cantar? Para cantar, precisamos de um treino especial. Os músculos comprometidos na hora da fonação precisam estar fortalecidos e deve existir um treino de resistência física específico com exercícios de técnica vocal para o canto.
Na maioria dos casos, a rouquidão acontece após infecções respiratórias ou pelo uso indevido da voz, que geram uma inflamação das cordas vocais. Porém o problema pode se localizar em estrutura próxima, como vinda do esôfago no caso do refluxo de ácidos do estômago.
O ideal é fazer repouso vocal se estiver com a voz rouca, dor de garganta, fortes alergias, ou algum problema similar. Entretanto, nem sempre é possível descansar. Nesses casos, devemos redobrar os cuidados com a voz.
A rouquidão tem várias causas, sendo uma delas bastante comum, o refluxo esofágico. Deve ser controlados os fatores que geram refluxo, dieta e uso de medicamento com acompanhamento médico.
Também chamada de rouquidão, a voz rouca indica que há algo errado no funcionamento da laringe, órgão composto pelas cordas vocais responsáveis pela emissão da voz.
A laringite, uma das causas mais comuns para a rouquidão ou perda de voz, é resultado de alguns fatores que irritam e inflamam as cordas vocais, levando ao seu inchaço. A gripe, diz a Health, é o fator mais comum e frequente para este problema, mas está longe de ser o único.
Rouquidão: dicas para recuperar a voz