1 – Que tipos de produtos podem ser obtidos pelos processos de trefilação e de extrusão? Extrusão - Por esse processo são fabricados barras cilíndricas, tubos e materiais com formas de secção transversal irregular. ... Trefilação - é o processo de fabricação de arame e barras finas de metal.
Entende-se que estampagem, é o processo de fabricação de peças, através do corte ou deformação de chapas em operação de prensagem geralmente a frio. Emprega-se a estampagem de chapas para se fabricar peças com paredes finas feitas de chapa ou fita de diversos metais e ligas.
Força de extrusão A força requerida para o processo depende da resistência do material, da relação de extrusão, da fricção na câmara e na matriz, e outras variáveis como a temperatura e a velocidade de extrusão.
Na extrusão o material (Aluminio, cobre, aço, magnésio, chumbo) é forçado através de uma matriz, de forma similar ao aperto de um tubo de pasta de dentes. Como a geometria da matriz permanece inalterada, os produtos extrudados tem seção transversal constante. ...
Dependendo das condições e do material extrudado podem ocorrer vários tipos de defeitos, que afetam a resistência e qualidade do produto final. Os principais defeitos são: trinca superficial : ocorre quanto a temperatura ou a velocidade é muito alta.
Pequenos ângulos de matriz. ... Qual a importância do ângulo da matriz? Facilitar o escoamento do fluxo do material na matriz, reduzindo a força de trabalho.
OBSERVAÇÃO: Para cada redução dada existe um valor ótimo do ângulo de abordagem ( ), que é aquele que minimiza a carga e conseqüentemente o trabalho total de trefilação, Wt. Quanto maior é , menor será a área de contato, e conseqüente menor atrito (Wa).
O processo de Trefilação de aço (ou processo de Trefilagem) é uma operação de tração das peças, onde o material é estirado através de uma matriz em forma de canal convergente (Fieira), resultando em uma redução da seção transversal (largura) e, consequentemente, no aumento do comprimento do material.
A trefilação é uma operação em que a matéria- prima é estirada através de uma matriz em forma de canal convergente (FIEIRA ou TREFILA) por meio de uma força tracionadora aplicada do lado de saída da matriz.
Trefilação a frio
A trefilação é um processo a frio, no qual o fio-máquina é forçado a atravessar uma matriz (fieira), onde é esticado, obtendo um arame de diâmetro menor. A tolerância de saída dos arames trefilados é muito rígida.
Tubos de aço trefilado são tubos de aço que passam por um processo mecânico a frio com o intuito de reduzir a largura do tubo, aumentando consequentemente o comprimento do tubo. Tubos trefilados são mais resistentes, já que o material sofre encruamento.
O aço laminado é um material que passa por um processo de redução de espessura para melhorar sua qualidade, seu acabamento superficial e suas propriedades mecânicas. A laminação é realizada colocando-se o perfil metálico entre dois cilindros mecânicos.
A Barra com Seção Transversal Circular (ou Barra Redonda Laminada) apresenta grande variedade de bitolas o que facilita em caso de encaixes e ajustes. É empregada principalmente em grades, portões, na fabricação de eixos e ferramentas, em máquinas, em forjamento, em trefilação, entre outras.
As chapas laminadas a quente são feitas em uma temperatura média de 900º e sua principal vantagem é a resistência. Elas são produzidas por meio da laminação de placas que formam bobinas laminadas a quente. Em sequência, esse material é cortado transversalmente, dando origem aos diferentes tipos de chapas de aço.
O Ferro redondo é obtido por laminação a quente com seção transversal circular. É utilizado normalmente na construção mecânica em geral, na fabricação de grades, eixos, parafusos, porcas, peças usinadas e peças forjadas, além de outras aplicações.