EQST

Quando Uma Funço Afim Linear?

Quando uma função afim é linear?

A função linear é um caso particular de função afim que apresenta a lei de formação do tipo f(x) = ax, em que a é real e diferente de zero. A diferença é que essa reta sempre intercepta a origem do sistema de coordenadas, isto é, o ponto (0, 0). ...

O que é coeficiente angular de uma reta?

O coeficiente angular é a medida que caracteriza a declividade de uma reta em relação do eixo das abscissas (Ox) de um plano cartesiano. Essa mesma reta pode ser formada de acordo com um dos infinitos pontos ou pelo ângulo construído entre ela e o eixo x.

O que é coeficiente angular e linear de uma reta?

A reta possui duas possibilidades de equação, a equação geral da reta e a equação reduzida da reta. A equação reduzida da reta é y = mx + n, em que x e y são, respectivamente, a variável independente e a variável dependente; m é o coeficiente angular, e n é o coeficiente linear.

Como saber se um ponto pertence a uma reta?

Então, se queremos verificar se um ponto pertence ou não à reta, basta substituirmos x , y e z pelos valores das coordenadas do ponto que queremos verificar se pertence ou não à reta.

Qual é o coeficiente de dilatação linear?

A constante de proporcionalidade α é denominada coeficiente de dilatação térmica linear do material que constitui a barra. Sua unidade de medida é o grau Celsius recíproco, sendo representada por ºC -1.

O que é o coeficiente de dilatação linear?

O aumento da dimensão de um corpo é proporcional ao aumento da sua temperatura, ou seja, quanto maior a temperatura, maior a dilatação.

Qual é o significado do coeficiente de dilatação linear?

O coeficiente de dilatação linear é a constante da expressão que determina a variação no comprimento linear de uma peça em função da variação da temperatura. A cada metro, o seu valor é a variação no comprimento para cada grau variado. Nesse caso, temos uma variação de 0,000023 metro quando aumentamos um grau.

O que é dilatação volumétrica de exemplos?

A dilatação volumétrica é caracterizada pelo aumento da dimensão das substâncias ao serem submetidas a um aumento de temperatura. A dilatação volumétrica ocorre quando um corpo, com dimensões de altura, largura e profundidade, é submetido a um aumento de temperatura.

O que é dilatação volumétrica de exemplo?

Dilatação Volumétrica é o aumento de um corpo submetido a aquecimento térmico que ocorre em três dimensões - altura, comprimento e largura. Quando aquecidos, os átomos que constituem os corpos se agitam, de modo que aumentam o espaço ocupado entre eles e, assim, os corpo se dilatam, ou incham.

Quais são os três tipos de Dilatacao?

Nos estudos da termologia, levamos em consideração três tipos de dilatação térmica: a dilatação linear, que está ligada ao aumento do comprimento do corpo quando ele é aquecido; a dilatação superficial, que está ligada ao aumento do comprimento e da largura do corpo, ou seja, há um aumento em duas dimensões; e a ...

Quais as fórmulas da dilatação térmica?

Dilatação Térmica

  • Dilatação Térmica é a variação que ocorre nas dimensões de um corpo quando submetido a uma variação de temperatura.
  • ΔL = L0.α.Δθ
  • ΔL: Variação do comprimento (m ou cm) L0: Comprimento inicial (m ou cm) ...
  • ΔA = A0.β.Δθ
  • ΔA: Variação da área (m2 ou cm2) ...
  • β = 2 . ...
  • ΔV = V0.γ.Δθ
  • ΔV: Variação do volume (m3 ou cm3)

O que é dilatação termica e como ocorre?

A dilatação térmica acontece quando um determinado corpo sofre um aumento na sua temperatura, resultando no aumento do seu volume. Isso acontece porque no momento em que a temperatura é aumentada, as moléculas presentes nesse corpo, se agitam e geram o aumento da distância entre elas.