EQST

Que Fato O Mito A Vitria-Rgia Procura Explicar?

Que fato o mito a Vitória-Régia procura explicar?

Ela explica a origem da planta aquática que é símbolo da Amazônia. Segundo essa lenda indígena e amazônica, a vitória-régia é originalmente uma índia que se afogou após se inclinar no rio para tentar beijar o reflexo da lua. Para os índios, a lua era Jaci, por quem a índia estava apaixonada.

Qual o objetivo da lenda da Vitória-régia?

É difícil conhecer a Lenda da Vitória-Régia e não se sentir impactado por tamanha dedicação e amor de alguém por aquilo que acredita ser verdadeiro. A lenda ensina que é importante ter sonhos e ter motivação para persegui-los, mas que há limites a serem considerados.

Quem conta a história de Vitória-Régia?

Conta a lenda que uma índia chamada Naiá, ao contemplar a lua (Jaci) que brilhava no céu, apaixona-se por ela. Segundo contavam os indígenas, Jaci descia à terra para buscar alguma virgem e transformá-la em estrela do céu. Naiá ao ouvir essa lenda, sempre sonhava em um dia virar estrela ao lado de Jaci.

Quem é Naia?

Partindo dessa conexão entre a Vitória-Régia e a noite – representada pelas estrelas e o luar –, temos a lenda indígena de Naiá. De origem tupi-guarani, a lenda descreve Naiá como a mais bela de sua tribo. Uma jovem encantadora que de tanto contemplar o céu apaixonou-se por Jaci, que era a própria lua.

Por que queriam tocar a lua?

5) Por que queriam tocar a lua? Porque acreditavam que se tocassem a lua ou as estrelas, passariam a ser uma delas. 6) A índia ficou triste por não conseguir tocá-la. ... Pensou que a lua resolvera banhar-se nas águas do lago para poder ser pega por ela.

Qual era o desejo de Naia?

Verificado por especialistas Na lenda de Vitória Régia, a bela índia Naiá se apaixonou pela lua, sendo que com o desejo de encontrar-se com ela, a índia correu por florestas, vales e montanhas, notando que não importava o quanto corresse, jamais seria de alcançar o seu amor.

Como a Lua é caracterizada na lenda?

Explicação: Como a Lua é caracterizada na lenda? ... Achando que o reflexo era a lua, jogou-se na água e morreu afogada. A Lua, não querendo fazer de Naiá uma estrela do céu, transformou-a em uma planta das águas: a vitória-régia.

Qual o sentimento que a Lua desperta em Naia?

4 – Qual é o sentimento que a Lua desperta em Naiá? Naiá se apaixona pela Lua.

Quem conta a lenda e por qual motivo o fez?

Resposta. Resposta: O velho cacique,o motivo foi por um dos curumins ter perguntado:(de onde vem as estrelas que luziam no céu.

Qual a explicação dada para o aparecimento da Vitória Régia?

Diz a lenda que a Lua era um deus que namorava as mais lindas jovens índias e sempre que se escondia, escolhia e levava algumas moças consigo. ... Comovido pela situação, o deus Lua resolveu transformar a jovem em uma estrela diferente de todas as outras: uma estrela das águas – Vitória-régia.

Qual é o fato que dá origem ao enredo desse texto a lenda da Vitória-régia?

Toda a narrativa desse história gira em torno do que? O texto conta sobre a Lenda da vitória-régia, ou seja, sobre sua origem. Mas então, qual é a resposta? Muito provavelmente, é a letra C, pois o fator unico que desencadeia todos os outros acontecimentos, seria o desejo de uma índia de ter uma estrela só para ela.

Quem é o autor da lenda Vitória-Régia?

Segundo a lenda indígena da Vitória-régia, tudo começou quando uma índia chamada Naiá descobriu que a lua transformava moças em estrelas. A cultura indígena diz que a lua (guerreiro forte), ao se esconder por detrás das montanhas, levava para si as moças de sua preferência e as transformavam em estrelas.

Qual é a história da Iara?

A lenda da Iara diz que índia foi salva pelos peixes e como era noite de lua cheia, ela foi transformada em sereia. Atualmente, a lenda da Iara é representada por uma bela sereia que atrai homens com o seu irresistível canto para o fundo dos rios, local de onde eles não voltam nunca mais.

Como surgiu a lenda da Caipora?

A lenda surgiu nas primeiras civilizações indígenas. Depois de um tempo, passou a ser presente na cultura de lugares que ficavam aos arredores da floresta nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Ainda hoje, a lenda é bastante viva em alguns desses lugares.

Onde surgiu a lenda do Curupira?

História do Brasil O curupira, um dos personagens mais famosos do folclore brasileiro, é conhecido como um ser mítico que protege a floresta. Sua lenda tem origem nos povos indígenas, sendo muito famosa no Norte do Brasil, sobretudo no Amazonas e Pará. Essa lenda é bastante antiga, havendo menção a ela do século XVI.

Como surgiu a lenda do Saci?

A lenda do saci surgiu, segundo os estudos, na região Sul do Brasil entre os índios guarani. Conta-se que, a princípio, era conhecida no idioma tupi-guarani como çaa cy perereg. A influência dessa lenda no Sul foi tão grande que ela não ficou reclusa ao Brasil e espalhou-se pelos países vizinhos.

Qual que é a cor do Curupira?

Já o famoso Curupira, popularmente conhecido pelo cabelo cor de fogo, remete aos tons vermelhos.

Qual o personagem mais forte do folclore brasileiro?

O Saci Pererê

O que é um Tutu Marambá?

O tutu é uma lenda presente no folclore brasileiro e que se relaciona com o hábito de cantar canções de ninar aterrorizantes para fazer as crianças dormirem. O tutu é relacionado com o bicho-papão, e acredita-se que essa lenda tenha influência das culturas europeia e africana.