RIO — Um levantamento da ONG Oceana divulgado na última sexta-feira mostra que o Brasil despeja 325 mil toneladas de lixo plástico por ano no mar. O país produz anualmente 500 bilhões de itens descartáveis com o material, o equivalente a 15 mil por segundo, segundo o relatório.
Cerca de 100 mil animais marinhos morrem por ano vítimas do lixo jogado na praia.
Estimativas dão conta de que 100 mil animais marinhos morrem todos os anos em decorrência da contaminação de plástico nos oceanos. Segundo pesquisa da Universidade de Queensland, na Austrália, mais da metade das tartarugas do mundo já ingeriram plástico.
Mil tartarugas morrem todos os anos no litoral norte de SP por causa de lixo descartado indevidamente nas praias - The Greenest Post.
Mais de 13.
A poluição marinha é definida como a introdução, pelo homem, de substâncias ou energia no ambiente marinho (incluindo estuários) que produzem efeitos deletérios, como danos aos recursos vivos e à saúde humana, gerando obstáculos às atividades marinhas (incluindo pesca e lazer) e a redução da qualidade de vida.
Plástico nos mares causa asfixia em tubarões e prejudica outros animais marinhos. Baleias e golfinhos sofrem com o excesso de lixo plástico no oceano.
Os principais impactos ambientais causados pelo descarte incorreto de rejeitos no lixões são:
O lixão desprovido de estrutura ideal para tratamento do lixo tem como consequências: a poluição do solo, das águas superficiais e subterrâneas, além da poluição atmosférica. Outro agravante é a proliferação de doenças como diarreia, amebíase, parasitose, entre outras.
O chorume é um líquido escuro gerado pela decomposição da matéria orgânica e que pode causar poluição ambiental. O chorume, também conhecido como lixiviado ou líquido percolado, é um líquido escuro gerado pela decomposição da matéria orgânica em aterros sanitários e lixões ou em composteiras.
O chorume é uma substância líquida produzida pela degradação natural, ou decomposição do lixo, feita principalmente por bactérias. ... O chorume é um dos motivos dessa poluição, pois acaba sendo mais tóxico do que esgoto doméstico, e indo diretamente para a camada de solo abaixo destes aterros.
O chorume é um líquido escuro que resulta da decomposição da matéria orgânica do lixo. Ele possui um cheiro forte e desagradável, sendo responsável por poluir o solo, águas subterrâneas e rios. O chorume também é conhecido como líquido percolado ou lixiviado.
O chorume é uma consequência do processo de decomposição de matérias orgânicas depositadas no meio. ... Ele é também conhecido como “lixiviado”, e é muito poluente, podendo afetar o meio ambiente e a saúde humana. O poder poluente do chorume vai depender da quantidade de material químico e metais pesados em sua composição.
O chorume deve ter tratamento prioritário no aterro, porque uma vez que este material entra em contato com o lençol freático, não há mais como reparar a contaminação e milhões de litros de água serão perdidos.
Chamado de chorume, essa substância corrosiva de cheiro forte e desagradável, é o resultado do processo de putrefação, ou melhor, de apodrecimento de matérias orgânicas, ou seja, restos de comida. Sem tratamento, com seu pH ácido, ela pode contaminar lençóis freáticos, rios e córregos.
O teor de matéria orgânica do chorume pode aumentar a solubilidade em água de metais e outros compostos facilitando sua lixiviação e percolação, elevando o risco de contaminação de lençóis freáticos, aqüíferos, lagos e rios.
Chorume é o nome dado a um líquido escuro que contém alta carga poluidora e é proveniente de matérias orgânicas em putrefação. ... Essa substância é encontrada em aterros sanitários, lixões e também em cemitérios, sendo que o nome dado ao líquido resultante da decomposição de cadáveres é o necrochorume.
Mas, atenção, se o chorume for guardado em um ambiente fechado e por muito tempo, o seu cheiro se torna forte e desagradável. Por isso, não acumule esse material em casa durante longos períodos. A aplicação pode ser feita a cada 15 dias em vasos, canteiros e jardins.
Quanto tempo em média demora o processo de compostagem? No total, o processo de compostagem dura 4 meses. O composto demora 2 meses e meio nas composteiras, a chamada fase ativa onde atinge mais de 70 ℃, e mais 1 mês e meio descansando fora delas para se tornar o super composto que recebe em casa.
Para utilizá-lo como fertilizante de solo, é preciso dissolver cada parte de chorume em dez partes de água. Para utilizá-lo como pesticida natural, dissolva chorume em água na proporção de meio a meio e borrife nas folhas dos vegetais no final da tarde, para não haver queimadura de sol nas plantas.
E existem algumas formas de tratamento:
De forma geral, o chorume pode apresentar elevadas concentrações de sólidos em suspensão, compostos orgânicos, amônia e compostos inorgânicos (incluindo metais pesados). ... Por isso, nos aterros sanitários o solo precisa ser protegido para evitar que o chorume se infiltre e atinja águas subterrâneas.