Resposta. Resposta: Não se usa ponto de interrogação nas frases interrogativas indiretas, mas sim o ponto final: Os alunos perguntaram em que dia seria o teste e quais matérias teriam que estudar. O diretor perguntou quais funcionários poderiam trabalhar no fim de semana.
O ponto de interrogação é uma denotação de dúvida. Assim como ele há certos recursos da linguagem – pausa, melodia, entonação e até mesmo, silêncio – que só estão presentes na oralidade. Na linguagem escrita, para substituir tais recursos, usamos os sinais de pontuação.
Não existe esse Ponto de Afirmativa mas tem os que indicam outras significados. Por exemplos o Exclamação (!) e quando a frase Exprime surpresa susto Admiração. Interrogação (?) quando está Perguntando algo.
As frases afirmativas expressam afirmações: Ontem eu fui ao dentista. Meu pai gosta daquela cantora. O vidro da janela está muito sujo.
adjetivo Que contém uma afirmação; que afirma: refutação afirmativa. Que denota ou expressa certeza; categórico. [Gramática] Desprovido da partícula que denota negação; diz-se do que (forma, morfema, vocábulo, frase etc.) não possui elementos capazes de construir enunciados de valor negativo.
Affirmative Form (forma afirmativa) Como regra geral, pode-se dizer que para conjugar um verbo no Simple Present, basta usá-lo no infinitivo sem o to no caso dos pronomes I, you, we e they, e acrescentar -s, -es ou -ies no caso dos pronomes he, she e it.
Forma afirmativa Utiliza-se o verbo TO BE no Simple Present como auxiliar e ao verbo principal, é acrescida a terminação –ing. She is studying English now. (Ela está estudando inglês agora).
Simple Past x Past Continuous Expressa ações passadas, ou seja, refere-se a fatos que começaram no passado e terminaram no passado. Nesse caso, as ações que já foram concluídas. O verbo auxiliar did é usado somente nas formas negativa e interrogativa do Simple Past.