EQST

Que Aspectos Do Humanismo Erasmo Defendeu?

Que aspectos do humanismo Erasmo defendeu?

Ele representa um dos mais importantes escritores da literatura e do humanismo renascentista. Na área da Educação, Erasmo defendeu o conhecimento dos clássicos bem como a autonomia do saber em relação à religião. Ou seja, ele defendia o término do domínio religioso na educação.

O que foi a Reforma Protestante?

A reforma protestante foi um movimento reformista iniciado quando Martinho Lutero escreveu um documento conhecido como 95 teses. ... A ação de Lutero não teve como propósito a ruptura com a Igreja, mas tal rompimento aconteceu de todo modo como reação dessa instituição contra o monge alemão.

Porque a reforma protestante não pode ser explicada de forma simples?

Não podemos explicar a Reforma Protestante de forma simples pois foi uma série de eventos históricos complexos, que envolveram muitos personagens históricos distintos e crenças distintas.

O que foi a Reforma Protestante e quais suas consequências?

- Diminuição da interferência da Igreja Católica no poder político dos monarcas; - Fortalecimento dos princípios sociais e econômicos da burguesia, que passaram a ser sustentados pela aprovação do lucro (doutrina calvinista); ... Em 1572, cerca de 30 mil protestantes foram assassinados por católicos na França.

O que foi a reforma e quais as suas consequências?

Resposta. _ Diminuição da interferência da igreja Católica no poder político dos monarcas. _Fortalecimento dos princípios sociais e econômicos da burguesia, que passaram a ser sustentados pela aprovação do lucro (doutrina calvinista). _Reação da igreja Católica (Contra-Reforma) ao movimento de Reforma Protestante.

Qual foi o impacto da reforma protestante na sociedade?

A Reforma Protestante ou Luterana impactou não apenas o mundo religioso, mas também a sociedade como um todo. Através dela foram abertas as portas para a Idade Moderna, trazendo à tona discussões que levaram ao incentivo da educação e ao amadurecimento do pensamento crítico.

Qual foi a reação da Igreja Católica diante ao renascimento?

Criada como reação ao protestantismo, a Contrarreforma foi marcada pela repressão e pela reafirmação dos dogmas católicos. A Contrarreforma foi um movimento de reação da Igreja Católica ao surgimento de novas doutrinas cristãs na Europa, em um processo conhecido como Reforma Protestante.

O que a Igreja Católica fez para conter o avanço do protestantismo?

A Contrarreforma, ou Reforma Católica (século XVI), surgiu no interior da própria Igreja católica com o objetivo de conter o avanço do Protestantismo. Era hora de rever práticas da própria Igreja que eram condenadas por muitos fiéis, como a venda de indulgências, cargos eclesiásticos, relíquias, e corrupção moral.

Quais foram as medidas tomadas pela Igreja Católica para combater o Protestantismo?

A Igreja Católica decidiu, durante a Contrarreforma, financiar e apoiar a criação de Ordens Monásticas que divulgassem a sua doutrina mundo afora (das quais podemos destacar os jesuítas, os beneditinos e os franciscanos), reformou as instituições de ensino (tanto as religiosas quanto as voltadas para o público leigo), ...