Esse tipo de forjamento é conformado em matrizes de formatos simples ou planas que geralmente não se tocam. É utilizado comumente para fabricar peças grandes e de formatos simples, tais como ferramentas agrícolas, talheres, eixos de navios, ganchos, turbinas, correntes, âncoras, alavancas e sempre em número pequeno.
Matriz Aberta ou Forjamento Livre É usado geralmente para fabricar peças grandes, com forma relativamente simples (p. ex., eixos de navios e de turbinas, ganchos, correntes, âncoras, alavancas, excêntricos, ferramentas agrícolas, etc.)
De outra forma, o trabalho a frio (TF) é a deformação realizada sob condições em que não ocorre a recristalização do material. Já no trabalho a morno, ocorre uma recuperação2 do material, sem recristalização. distorcidos pela conformação formam novos grãos, reduzindo as tensões internas.
“Trabalho a quente” é a definição de toda atividade envolvendo queima, soldagens ou operações similares que são capazes de iniciar incêndios ou explosões. Trabalhos a quente também incluem outras atividades com potencial de criar fontes de ignição, tais como cortes, brasagem e desbaste.
Conformação é o processo mecânico onde se obtém peças através da compressão de metais sólidos em moldes, utilizando a deformação plástica da matéria-prima para o preenchimento das cavidades dos moldes.
Significado de Conformação substantivo feminino Maneira pela qual se juntam as partes de um corpo organizado: conformação anatômica. Vício de conformação, defeito físico. Conformidade. Resignação.
Uma conformação isotérmica é uma operação que visa eliminar o arrefecimento superfícial e os gradientes térmicos das peças. Isto é conseguido por pré-aquecimento das ferramentas de conformação. 12.
A conformação de chapas é o processo em que é efetuada a transformação mecânica, por meio da conformação de um disco plano (também chamado de “blank”) à forma de uma matriz.
Basicamente, os processos de conformação mecânica para a produção de peças metálicas inclui um grande número que, entretanto, em função dos tipos de esforços aplicados, podem ser classificados em: forjamento, laminação, trefilação, extrusão e conformação de chapas (estampagem, embutimento, tracionamento, dobramento e ...
É um processo de transformação mecânica que consiste na redução da seção transversal por compressão do metal, por meio da passagem entre dois cilindros de aço ou ferro fundido com eixos paralelos que giram em torno de si mesmos.