Usamos o pronome para indicar uma ação que o próprio sujeito comete, ou seja, indica que a ação do sujeito se volta para ele mesmo. 2. O uso do “se” como pronome apassivador. Este pronome serve para indicar que a frase está na voz passiva, ou seja, o sujeito sofre a ação praticada por outro agente.
No que se refere: 1 no que se refere, no que diz respeito, relativamente, com relação, em relação, quanto, em referência, no tocante, no que respeita, tendo em consideração.
Partícula ''que'' atrai o pronome ''se'' Na linguagem informal brasileira, a próclise (pronome antes do verbo) é a colocação predominante.
Significado de Se pronome Expressa reciprocidade; indica a ação do verbo cujo sujeito é alterado: Capitu penteava-se em frente ao espelho. Indica indeterminação; algo ou alguém indefinido: ainda não se sabe o resultado?
As 7 melhores dicas da internet para fazer a conjugação verbal sem estresse!
É SUJEITO INDETERMINADO, POIS SABEMOS QUE O SUJEITO EXISTE, ALGUÉM PRECISA DE EMPREGADOS.... O verbo está na terceira pessoa do singular.
"Precisa-se de operários para a obra." Nesta oração o tipo de sujeito é: a) composto. b) indeterminado. d) oração sem sujeito. ...
a) no 1.º quadrinho, o “se” empregado nos três períodos escritos na lousa (“Precisa- se de empregados”, “Assiste-se a bons filmes” e “Vende-se casas”) exemplifica a ocorrência de índice de indeterminação do sujeito nos dois primeiros e partícula apassivadora no último.
Precisasse é a forma do verbo precisar conjugado na 1. ... Precisa-se é a forma do verbo precisar conjugado na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo com a partícula se, que indetermina o sujeito.
O verbo precisar pede a preposição de: quem precisa, precisa de alguma coisa. No entanto, penso que a primeira expressão me soa melhor, se bem que seja a que talvez faça menos sentido gramaticalmente.
adjetivo Que não abre espaço para várias interpretações, que é claro. Realizado com perfeição; com excesso de rigor; certo: análise precisa; comentário preciso; processo preciso; valor preciso. Que faz tudo com perfeição; acurado: um procedimento mecânico preciso.
A construção correta é será preciso. Quando o sujeito da expressão ser preciso é uma oração, o verbo mantém-se no singular e o adjetivo preciso permanece invariável. É o que acontece neste caso, em que o sujeito de será preciso é a oração (infinitiva) fazer [obras] no túnel: Será preciso fazer obras no túnel.
Serão nada mais é do que a forma conjugada do verbo ser, no futuro do presente do indicativo, na terceira pessoa do plural. ... Assim, no futuro do presente do indicativo, ser se conjuga assim: (Eu) serei. (Tu) serás.
Devemos usar a letra "e" sempre que queremos usar um sentido de adição, ou seja, é utilizada para complementar e juntar uma oraçãcomo pro exemplo: Você e eu somos muito felizes juntos.