Quando os andares abaixo do térreo atingem o nível do lençol freático, é preciso esgotar a água através do rebaixamento. O procedimento ocorre no local da edificação e, em alguns casos, pode se estender para a vizinhança. Dependendo do tipo de contenção e solo, o processo atinge distâncias de até centenas de metros.
Publicou mais de 160 artigos em conferências e periódicos nacionais e internacionais. É membro do Comitê Editorial do Journal of Artificial Societies and Social Simulation (JASSS), Mediterranean Journal of Artificial Intelligence (MJAI), Computación y Sistemas (CyS), the Knowledge Engineering Review (KER), the International Journal on Agent-Oriented Software Engineering (IJAOSE), Computational and Mathematical Organization Theory (CMOT) and Autonomous Agents and Multi-Agent Systems (JAAMAS).
4°) Os exames das edificações confrontantes ao imóvel-motivo, para determinar as suas características e condições físicas, bem como de outras particularidades que possam indicar a correlação de ambas no tocante à ocorrência de anomalias exógenas;
Organizou vários workshops e conferências nacionais e internacionais; em particular, foi o Tutorial Chair do AAMAS 2007, um dos Program Co-Chairs do AAMAS 2009, o General Chair do WCSS 2014. o Local Orgazation Chair do AAMAS 2017 e o Workshop Chair do AAMAS 2020. No Brasil, foi o General Chair do SBIA/IBERAMIA 2000, um dos Program Co-Chairs do SBIA/IBERAMIA 2006 e o Local Chair do WESAAC 2013. Foi membro do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) entre 2005 e 2009, além de ter sido coordenador da Comissão Especial em Inteligência Artificiial (CEIA) entre 2000 e 2002.
Já as estacas secantes, constituídas por perfis metálicos e pranchões de madeira ou placas de concreto, buscam comportamento similar às paredes diafragma. “Apesar de usual, a solução não é estanque e, assim, faz com que o rebaixamento avance para fora da obra, podendo acarretar danos à vizinhança”, fala Camargo. Há ainda a situação de prejuízos em edificações apoiadas em estacas de madeira que, em razão do rebaixamento, podem sofrer apodrecimento.
Nos anos de 2019 e 2020, o COMET foi o responsável pela organização do evento “Passado, Presente e Futuro da Engenharia” em que profissionais associadas são reconhecidas pela sua atuação em prol da sua profissão e do Instituto de Engenharia.
É para essa importante missão que tomo a liberdade de convocá-lo para, mais uma vez, comparecer com seu voto, suas críticas, suas sugestões e sua colaboração mostrando todo seu idealismo e comprometimento com a nossa Engenharia.
Um cenário paradisíaco, à beira de um mar azul profundo numa das praias mais famosas do litoral fluminense, vai receber uma grande loja da rede Atacadão. A proximidade com o mar, embora deixe a paisagem muito mais bonita para os futuros clientes (e até mesmo para os nossos operários), trouxe também um desafio de engenharia para a equipe Telmec e nossos parceiros.
O IE ainda privilegia as candidaturas democraticamente como reza em nosso estatuto, dando desta forma liberdade de opinião aos Diretores e Conselheiros evitando assim a politização dessa entidade centenária.
Como Conselheira do Instituto, participei de colações de grau da Escola de Engenharia Mauá fazendo a entrega do prêmio Melhores Alunos e também do prêmio Instituto de Engenharia na premiação AEXAM-Eureka.
Quero continuar trabalhando para meus amigos e associados e representá-los no Conselho Deliberativo que á a instância que define as ações a serem tomadas pela Diretoria Executiva do Instituto de Engenharia de forma democrática e transparente.
A rigor esse é um procedimento que precisa de estudos prévios: análise de solos, avaliação topográfica, verificação da rede de drenagem e outros. Mesmo assim, é possível que alguns impactos surjam. Em áreas urbanas, esses problemas podem ser:
Já foi diretor de Administração da Eletropaulo, membro do Conselho da CESP, diretor Administrativo e Planejamento da CPOS, secretário Executivo do Ministério da Indústria, Comércio e Turismo, deputado Estadual e secretário de Desenvolvimento Econômico da Estância de Atibaia. Recebeu o Prêmio ONU de Sustentabilidade/2012 (Rio+20) como um dos Líderes Sustentáveis Globais.
Os danos dos imóveis vizinhos das proximidades da obra, no decorrer do rebaixamento de lençol freático, costumam provocar a necessidade de perícia de engenharia, cujos procedimentos devem seguir metodologia específica, pois são muitos os fatores influenciantes nesses casos. Em geral, os agravamentos ou mesmo novos danos dos imóveis vizinhos às obras sujeitas ao rebaixamento do lençol foram influenciados parcialmente por esse processo, porém, somente em raríssimos casos, essa foi a única causa dos danos. Quase sempre há a concorrência de fatores endógenos do próprio imóvel sinistrado, principalmente daqueles mais antigos, cujas fundações sofreram deteriorações e recalques naturais ao longo do tempo, bem como daqueles imóveis reformados ou com edificações simples, sem projetos adequados de fundações e estrutura.
Engenheiro Agrônomo (ESALQ/USP, 1974), mestre em Economia Agrária (USP, 1977), doutor em Administração (FGV/SP, 1989), é professor de MBA da FGV/SP, consultor em organização e marketing rural, comentarista de rádio e TV, articulista do Portal 360 e Portal AgroSaber. Foi chefe do Gabinete Pessoal do presidente Fernando Henrique Cardoso (1995), presidente do Incra (1995), secretário de Agricultura de São Paulo (1996-98), deputado Federal (PSDB/SP, 1999-2007) e secretário do Meio Ambiente de São Paulo (2007-2010). Presidiu a Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (1972/73) e a Cooperativa de Crédito Mútuo da UNESP/Jaboticabal (1988/90). Escritor, publicou dez livros sobre a questão agrária, agricultura, política e democracia.
REBAIXAMENTO DO LENÇOL FREÁTICO NA CONSTRUÇAO CIVIL Quando as escavações das construções atingem o nível do lençol, trazendo como consequência o afloramento das águas subterrâneas, é necessário o rebaixamento da mesma para que o local mantenha-se seco para a execução das obras.
AECweb – Quais são os principais riscos e, por consequência, os cuidados que o construtor, a empresa subcontratada, enfim, a equipe técnica da obra deve tomar durante o rebaixamento do lençol freático?
O Conselho Deliberativo do Instituto de Engenharia é formado por 30 conselheiros eleitos diretamente pelos associados, pelo presidente do Instituto, que também é presidente desse Conselho, e pelos quatro vice-presidentes que não têm direito a voto. É a instância que define as ações a serem tomadas pela Diretoria Executiva do Instituto. Todo ano são renovados, por meio de eleições, 15 de seus membros.