O fechamento da fontanela anterior é muito variável e ocorre entre 8 e 18 meses de idade. A fontanela posterior (lambdoide) nem sempre pode ser palpada no recém nascido. Tem em média 1 cm e seu fechamento ocorre no primeiro mês de vida.
A moleira funda no bebê pode ser sinal de desidratação ou desnutrição e, por isso, caso se verifique que o bebê está com a moleira funda é recomendado levá-lo imediatamente ao pronto-socorro ou consultar o pediatra para receber o tratamento adequado, que pode incluir apenas alguns cuidados em casa como dar muitos ...
Moleira baixa ou funda: indica que o crescimento do crânio está abaixo do esperado, podendo significar desidratação ou patologias. Moleira alta: pode ser resultado de aumento da pressão craniana no bebê ou de um quadro de infecção. Nesse caso, é imprescindível levá-lo ao médico.
Moleira alta, baixa ou pulsando O que não pode acontecer é ela estar alta e tensa, o que é um sinal de que está aumentando a pressão no cérebro da criança por algum motivo – seja zika, meningite, hidrocefalia, ou outras doenças.
A principal causa de moleira alta ou inchada na criança é o aumento da pressão cerebral, o que pode ser desencadeada por inflamações ou armazenamento irregular de líquidos na região do crânio.
Por isso, quando você perceber que seu bebê está com caspas na moleira, é adequado agir da seguinte forma: Use um algodão e molhe em um óleo para bebês. Passe suavemente na moleira do seu filho e molhe bem o crânio com o óleo. Espere alguns minutos para que a crosta amoleça.
Se você está evitando produtos sintéticos, confira oito opções de remédio caseiro para acabar com a caspa:
Caspa: 10 passos para acabar com ela
A falta de cuidados pode transformar essa pequena manifestação em infecção por bactérias ou fungos”. Além disso, o calor e a umidade podem acentuar o problema. Tecidos de lã, sintéticos e de flanela, por exemplo, retém o suor, o que favorece o aparecimento das casquinhas na cabeça do bebê.
Como tratar as crostas na cabeça do bebê
A maneira mais indicada para retirar as casquinhas é passar óleo para bebês ou óleo de amêndoas, suavemente, com a ajuda de um algodão embebido no couro cabeludo do bebê cerca de 30 minutos antes do banho.
A maneira mais eficiente de evitar que surjam problemas relacionados à pele do bebê descascando é utilizar sabonetes, óleos e hidratantes para bebês. Não se preocupe! Os hidratantes e óleos são formulados para cuidar do bebê com pele ressecada.
Mesmo assim, a pele do recém-nascido está longe de ser perfeita no início. Você não deve se assustar com considerável descamação, vermelhidão ou descascados nos primeiros dias após o nascimento, especialmente em torno dos pulsos, joelhos e pés. Isso tudo é normal.
Prefira sabonetes líquidos com pH neutro, sem cheiro forte. Quanto menos sabonete usar, menor irá ressecar a pele. Hidratantes podem ser usados desde recém nascidos, porém alguns cuidados na escolha do hidratante devem ser tomados. O hidratante deve ser sem cheiro, hipoalergênico e com poder emoliente bom.
10 dicas de como cuidar da pele do recém-nascido
Utilize shampoo e sabonetes sem álcool e seque com toalha de algodão. – Aposte na hidratação e proteção labial: Após o banho, realize intensa hidratação com emolientes (óleo, cremes e pomadas), principalmente nas áreas expostas como rosto. Não esqueça dos lábios, com protetor labial específicos para bebês ou lanolina.
Limpar o rosto do bebê Com o bebê ainda vestido, para evitar a perda de calor do corpo, deve-se limpar o rosto, bem como ao redor das orelhas e dobras do pescoço, o que pode ser feito com uma bola de algodão ou paninho molhado com água morna.
Melhores Loções Hidratantes para Bebês: Guia Completo 2021
Para melhorar o conforto e a qualidade de vida da pele da criança, os pesquisadores da Mustela, desenvolveram Stelatopia, uma linha de produtos especialistas que satisfaz as necessidades específicas da dermatite atópica, a fim de restabelecer o conforto.
O hidratante corporal pode ser utilizado no rosto das crianças desde que ele seja um produto infantil.
Os óleos essenciais mais indicados para bebês recém nascidos são: Lavanda e Mandarina. O óleo essencial de lavanda auxilia em um sono mais tranquilo, pois regula o sistema nervoso e relaxa. Possui qualidade analgésica e antisséptica. Já o óleo essencial de mandarina ajuda a estimular o apetite de bebês e crianças.
O óleo. Apesar de dar a sensação de uma pele macia e suave, o óleo por si só não hidrata completamente a pele do bebê. Usado durante e após o banho, ele é ótimo para evitar a perda de água do corpo, principalmente no inverno.
1. Óleo de bebê “Não só pode anular a eficácia de um preservativo, mas usar óleo de bebê em sua vagina pode aumentar o risco de desenvolver uma infecção por fungos”, aponta Streicher.
“ÓLEO DE BEBÊ” E O PODER DA HIDRATAÇÃO O efeito é imediato, na hora você já vai sentir sua pele mais macia e hidratada. Obs.: Evite aplicar o óleo no rosto, como o produto tem alta hidratação ao aplicar no rosto pode trazer oleosidade e assim, causando espinhas.