abril de 1922
Coluna Prestes foi um movimento que atuou entre 1925 e 1927 em oposição ao governo de Artur Bernardes e que teve, como um de seus grandes líderes, Luís Carlos Prestes.
O propósito do tenentismo era reconquistar o poder perdido com a República Velha, e realizar outras propostas políticas como o voto secreto, fim da corrupção, Estado mais forte, reforma escolar, independência do Poder Judiciário, entre outras.
Tenentismo foi o nome dado ao movimento político-militar e à série de rebeliões de jovens oficiais (na maioria, tenentes) do Exército Brasileiro no início da década de 1920, descontentes com a situação política do Brasil. ... O Tenentismo viveu até quando morreram os seus membros, ou seja, em torno de 1970.
Foi nesse quadro de crescente insatisfação, com as condições do Exército e com a política do governo, que eclodiram diversos levantes militares. A presença significativa de tenentes na condução desses movimentos deu origem ao termo "tenentismo". ... O principal objetivo dos tenentes era derrubar o governo.
As reivindicações do movimento tenentista coincidiam com as aspirações da classe média urbana. Criticavam o sistema eleitoral e as eleições, defendiam o voto secreto, reformas sociais e econômicas. ... O primeiro movimento tenentista ocorreu em 5 de julho de 1922 e ficou conhecido como a Revolta do Forte de Copacabana.
O movimento tenentista voltou-se contra a República Velha, que se iniciou em 15 de novembro de 1889 e terminou com a Revolução de 1930, liderada por Getúlio Vargas, e culminou com a ascensão de Getúlio Vargas, inaugurando o chamado Estado Novo.
O tenentismo enquanto movimento atuou de 1922 a 1927 e, ao longo desse período, uma série de rebeliões nomeadas como levantes tenentistas ocorreram.
Isso porque o referido movimento ocorreu no rio de janeiro, durante a época da república velha. Tinha como principal fator possibilitar a melhoria das condições de vida dos militares da época. Importante notar assim que teve como marco inicial o movimento do forte de Copacabana.