A elevação dos níveis de TGO e TGP pode indicar lesão de células do fígado, por infecções, medicamentos, intoxicação, tumores, traumas, dentre outros fatores. A elevação de TGP é mais específica, enquanto a elevação de TGO pode indicar lesão em outros órgãos e tecidos como músculos, rins, cérebro e coração.
A parte transparente do ovo é rica em proteína. Portanto, uma omelete de claras pode ser o jantar ideal para dar aquele alívio para o seu fígado.
Frutas como o limão, a toranja, laranja e a lima são os destaques nesse grupo. Consumir algumas delas in natura, na forma de suco ou como tempero são boas maneiras de estimular o funcionamento do fígado.
Fique longe de alimentos gordurosos Batatas fritas e hambúrgueres são uma má escolha para manter seu fígado saudável. Comer muitos alimentos que são ricos em gorduras saturadas podem tornar mais difícil o trabalho do fígado.
Lanche: uma fruta (mamão, laranja, abacaxi); Jantar: peixe azul ou salmão no vapor, acompanhado de aspargos. Alternativamente: dois ovos cozidos e brócolis cozido no vapor; Antes de ir dormir: chá de dente-de-leão ou chá verde.
Deve ser reduzida a quantidade de gordura na dieta, limitando a ingesta de alimentos fritos, carnes vermelhas gordurosas, leite integral e seus derivados, ovos, vísceras de animais, doces e algumas comidas processadas. Especialmente, devem ser evitados quaisquer alimentos que sabidamente provoquem os sintomas.
Segundo a nutricionista Tatiane Zanin, em artigo publicado no TuaSaúde, o ovo ficou conhecido por fazer mal à saúde exatamente porque sua gema é rica em colesterol. Mas estudos mostram que o colesterol presente em alimentos naturais tem baixo risco de fazer mal à saúde.