Segundo os especialistas, o cérebro não nasce pronto e só é “finalizado” a partir dos 20 anos, quando termina o processo que melhora seu processamento e velocidade. Uma das últimas áreas a ser terminada é a frontal, que controla impulsos e molda as perspectivas de futuro.
Os anos iniciais do desenvolvimento humano estabelecem a arquitetura básica e a função do cérebro. Esse período inicial de desenvolvimento – da concepção aos 6-8 anos de idade – afeta o estágio seguinte do desenvolvimento, assim como os estágios posteriores.
É o desenvolvimento das estruturas corporais, neurológicas e orgânicas. ... Caracteriza-se por mudanças estruturais influenciadas pela hereditariedade, que ocorre em dado momento, envolvendo a coordenação de numerosas partes do sistema nervoso. Toda a atividade humana depende da maturação.
Essa alta liberação desencadeia também o aumento da secreção do hormônio esteroide gonadal, que, por sua vez, faz com que o cérebro do adolescente seja remodelado, ativando alguns circuitos neurais.
Com o amadurecimento do córtex pré-frontal, o adolescente vai se aproximando do mundo adulto, embora de maneira não muito suave. “Nessa fase, começam a se desenvolver o comportamento autorreflexivo, a autorregulação e o raciocínio, levando a uma maior consciência crítica de si e dos outros”, diz Berlim de Mello.
No Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei 8.
O início e o fim da adolescência variam culturalmente de nação para nação, e entre cultura e legislação: no Brasil, por exemplo, a adolescência legalmente começa ao se completar 12 anos e termina ao se completar 18 anos.
Os 10 Maiores Problemas dos Adolescentes