Quando O Cinema Volta A Funcionar No Rio De Janeiro?

Quando o cinema volta a funcionar no Rio de Janeiro

Museus, teatros, cinemas shopping centers, galerias de lojas, academias e pontos turísticos da cidade do Rio de Janeiro voltam a funcionar com 100% da capacidade a partir desta segunda-feira (18).

E como funciona essa burocracia de liberação e medidas de segurança e higiene para o público? Lui comenta que, a princípio, foi levada às autoridades a jornada do espectador dentro do cinema. "Levamos [em consideração] algumas experiências internacionais (França, Espanha, Coreia do Sul, México e alguns lugares dos Estados Unidos), onde alguns associados atuam, e como eles construíram esses protocolos". Esses documentos então foram levados às prefeituras, que têm a competência legal para fazer seus próprios protocolos ou ratificar o do Estado. "Foram 4 ou 5 meses de muito trabalho ajudando as autoridades na construção desse protocolo", comenta o presidente do SEETCESP à reportagem do Canaltech.

A preocupação com a reabertura de locais fechados e, naturalmente, com baixa circulação de ar, é o comportamento do novo coronavírus para infectar humanos. “Não é possível evitar transmissão dentro no cinema, onde o risco é alto, por causa da pouca ventilação e a dinâmica da transmissão da doença”, aponta Ribeiro. Nesse cenário, outro fator de risco é a liberação do consumo de bebidas e alimentos durante a sessão, quando os espectadores poderão retirar a máscara, segundo o protocolo informado pelo sindicato, mas ainda não oficializado.

Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

Com os cinemas fechados, a alternativa foi lançar alguns filmes em plataformas de streaming e de vídeo sob demanda, que viram a demanda crescer e o número de assinantes disparar. Com isso, filmes como Trolls 2 e SCOOBY! O Filme foram disponibilizados para compra e aluguel diretamente nas lojas virtuais, enquanto Greyhound e outros filmes de peso tiveram seus direitos adquiridos por companhias como Apple, Netflix e afins. A Disney, por sua vez, disponibilizou Artemis Fowl: O Mundo Secreto e o musical Hamilton no Disney+, enquanto Mulan está previsto para estrear na plataforma de streaming em um formato de compra e aluguel esquisito e que não agradou muita gente

Assim como do lado de fora, as fileiras de assentos terão sinalizações para as pessoas ficarem distantes umas das outras. Além disso, ao comprar seu ingresso, o sistema automaticamente bloqueia os assentos da esquerda, direita, a frente e atrás para que não haja aglomeração dentro das salas de cinema. "No caso de famílias, será possível que ela sente junta e ainda tenha uma distância de duas poltronas de cada lado", explica o presidente do sindicato. "O próprio sistema faz esse bloqueio, então é garantido que você vai sentar no seu lugar e não haverá pessoas ao seu redor além dos seus familiares."

As salas vão reabrir com regras rígidas de segurança

Na unidade do Cinépolis do JK Iguatemi, em São Paulo, o Canaltech observou que há adesivos no chão sugerindo o distanciamento de pessoas nas filas e a disponibilização de álcool em gel perto do local.

Além disso, uma das principais preocupações do público para esse retorno é permanecer nas salas, que são locais fechados. Sobre isso, o representante das Empresas Exibidoras Cinematográficas explica que todo cinema, por lei e por normas sanitárias determinadas pela Anvisa e pelo Ministério da Saúde, têm de ter sistemas de ar condicionado com renovação total do ar.

Recupere sua senha

Recupere sua senha

O uso de máscaras dentro das salas continuará sendo obrigatório, a não ser nos momentos em que o espectador esteja consumindo alguma bebida ou alimento. Sobre isso, o Presidente do SEECESP garante a segurança do público, mesmo já tendo comprovado que gotículas de saliva de pessoas infectadas podem ficar no ar por 14 minutos. "O lugar mais seguro para se comer é no cinema, quando a pessoa come no cinema, ela não conversa com outras pessoas, além de ficar olhando apenas para uma direção", explica. "[As pessoas] costumam consumir rápido seus alimentos e bebidas no cinema, isso a gente já notou, a pipoca acaba nos trailers".

Mas não foram só as estreias que foram afetadas: o fechamento dos cinemas resultou no adiamento de todo o calendário da temporada de premiações e forçou o Oscar a flexibilizar suas regras para a cerimônia de 2021. Além de ter sua data modificada para 25 de abril, pela primeira vez a premiação permitirá a participação de filmes que só foram lançados no streaming.

E quando tudo estiver definido e os cinemas prestes a reabrirem, o que esperar da programação? Grandes estreias? Não é bem assim. O Canaltech conversou com Adriana Cacace, diretora-geral da FLIX Media e uma das líderes do movimento #JuntospeloCinema, que falou sobre o Festival de Volta para o Cinema. A iniciativa foi pensada justamente para atrair o público que procuraria naturalmente o cinema num cenário em que o mundo já estivesse de volta ao normal. Com algumas cidades ainda sem dar um retorno sobre a reabertura, ela conta que "o festival acontecerá sempre a partir da primeira semana do cinema aberto, conforme as salas forem autorizadas a funcionar".

Newsletter

“O coronavírus pode ser transmitido por gotículas e, eventualmente, por aerossol, mesmo em casos assintomáticos, pré-sintomáticos e sintomáticos, a partir de tosse, espirro ou fala, além da transmissão pelo contato com superfícies contaminadas”, lembra a epidemiologista sobre os riscos de contágio que só aumentam quando não se utilizam máscaras.

O aplicativo Adoro Cinema é 100% gratuito. Assim, basta acessá-lo na App Store e instalar diretamente em seus dispositivos Apple. Inclusive, além de iPhone, iPad e iPod touch, o app é compatível com Apple TV.

Pagamento

“Para reabertura dos cinemas, é preciso que haja evidência de baixa transmissão comunitária, o que não ocorre, neste momento, na cidade de São Paulo”, esclarece a professora. Para cada localidade será preciso avaliar a respectiva taxa de transmissão, afinal o Brasil é um país heterogêneo e a COVID-19 afeta as regiões de formas bastante diferentes. Além disso, os estabelecimentos deverão contar com pessoas para fiscalizar o respeito a essas normas, como o uso de álcool em gel e de máscaras, por exemplo. Afinal, são medidas importantes para a saúde, mesmo nos momentos de descontração.

Mesmo que a expectativa para a reabertura dos cinemas seja grande, ainda mais para os aficionados pela sétima arte, a epidemia da COVID-19 por aqui ainda não acabou e os casos de coronavírus crescem no Brasil. “Para a reabertura, são duas questões principais: a primeira é quando poderia reabrir, a partir de níveis baixos de transmissão, o que ainda não temos. A segunda, quando reabrir, quais serão os protocolos [autorizados pelas prefeituras]”, levanta Ana Freitas Ribeiro, médica sanitarista do Instituto de Infectologia Emílio Ribas e professora da Faculdade de Medicina da USCS, em entrevista ao Canaltech.

Mas a grande questão é: quando e como os cinemas vão voltar? No Brasil, um levantamento realizado pela Agência Nacinal do Cinema (Ancine) registrou uma queda de 70% na bilheteria nacional se comparado ao mesmo período de 2019. Mesmo que não seja possível recuperar esse dado, as redes já estão se preparando para reabrir as salas e tentar reverter esse quadro tão negativo seguindo todas as recomendações de segurança e higiene da OMS. O Canaltech foi convidado a fazer uma visita guiada para conferir tudo o que vai mudar neste primeiro momento para que o público volte a frequentar as salas e conferir os tão aguardados filmes nas telonas. Além disso, conversamos com exclusividade com o Presidente do Sindicato das Empresas Exibidoras Cinematográficas de São Paulo (SEECESP), Paulo Lui, para detalhar como tudo isso vai funcionar e responder à pergunta: está mesmo na hora de voltar aos cinemas?

Plano de retomada proíbe bares, lanchonetes e restaurantes de venderem bebidas alcoólicas para o consumo externo de clientes, a partir de 22h

No estado de São Paulo, a abertura dos estabelecimentos está dividido em fases, cada uma representada por uma cor: vermelha, laranja, amarela, verde e azul. Sendo a fase vermelha a liberação apenas das atividades consideradas essenciais e a azul a retomada da economia dentro do chamado “novo normal”. Os cinemas estão classificados no fim da fase amarela, que exige o funcionamento dos comércios com capacidade limitada a 40%, horário reduzido para seis horas seguidas e adoção dos protocolos padrão e setoriais específicos. "Outros estados seguiram mais ou menos isso; foram as autoridades que definiram essas cores. Então, a partir desses protocolos, a gente começa a funcionar dependendo da fase que estamos", explicou Lui.

O site HuffPost Brasil fez uma lista muito útil para quem anda meio apertado pra pagar os ingressos de cinema ultimamente….Descubra 21 maneiras de pagar mais barato no ingresso do cinema

De acordo com um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Saúde da Universidade de Princeton, na Califórnia, os vestígios do novo coronavírus permanecem até 24 horas em papelão. Com base nessa informação, uma das medidas é não colocar cartazes de filmes feitos em papelão no hall dos cinemas. Por isso, a visão do espectador, pelo menos neste primeiro momento, será de um local mais "clean", um movimento que Lui julga necessário para garantir a segurança do público. "É mais um local de contato que a pessoa pode colocar a mão. Então quanto mais locais de contato evitarmos, melhor", contou referindo-se aos banners frequentemente utilizados pelas pessoas para tirarem fotos ao lado de seus personagens e filmes favoritos.

Qual filme tá no cinema?

  • 007 - Sem Tempo Para Morrer.
  • Ainbo - A Guerreira da Amazônia.
  • Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis.
  • Patrulha Canina - O filme.
  • A Casa Sombria.
  • Escape Room 2: Tensão Máxima.
  • Maligno.
  • O Poderoso Chefinho 2 – Negócios da Família.

Quando reabriram os cinemas?

A partir deste sábado, 24, todo o setor cultural pode reabrir no Estado. Cinemas, bibliotecas e instituições como o Masp voltam a funcionar em horário reduzido e com apenas 25% do público.

Como está funcionando os cinemas na pandemia?

Os cinemas só reabriram quando todas as prevenções foram tomadas, tendo distanciamento, sinalizações, álcool em gel disponível, ar condicionado que renova o ar a cada sessão, higienização das salas e restrições de horários e assentos.