Quando Eva Wilma Descobriu Cncer?

Quando Eva Wilma descobriu cncer

A atriz Eva Wilma, 87 anos, foi diagnosticada com câncer no ovário. Ela já estava internada desde o dia 15 de abril para cuidar de problemas cardíacos e renais e iniciou o tratamento oncológico esta semana. "A paciente aguarda resposta clínica na Unidade de Terapia Intensiva", diz o boletim do Hospital Israelita Albert Einstein, assinado por quatro meses.

Leonardo Lordello, médico patologista da SBP (Sociedade Brasileira de Patologia), explica que a alta taxa de detecção tardia impacta no resultado do tratamento. Menos da metade das pacientes (48,6%) vivem por mais de cinco após descobrirem o tumor. "Quando a doença é identificada ainda restrita ao ovário, a chance de viver por mais de cinco anos sobe para 92,6%."

Atriz que interpretou as gêmeas Ruth e Raquel na primeira versão de "Mulheres de Areia" comemorou 70 anos de carreira em 2020; Eva Wilma deixa dois filhos e cinco netos

Eva, cientificamente falando, é a ancestral comum entre todos os Homo sapiens vivos agora. Todos nós temos uma única tatata(…) tataravó. Essa é a Eva da vida real, uma mulher que viveu há 200 mil anos.

Eva Wilma foi uma mulher conectada às artes de uma forma geral e fazia questão de ressaltar a importância dos pais na influência que desempenharam em sua carreira artística. Ela também estrelou grandes papéis nas telenovelas brasileiras. Meu Pé de Laranja Lima, Mulheres de Areia, A Indomada, Pedra Sobre Pedra, O Rei do Gado e Começar de Novo são algumas das dezenas de novelas que a atriz participou. Foi na primeira versão de Mulheres de Areia que ela deu vida às icônicas personagens Ruth e Raquel. O último trabalho na televisão foi em 2015, na minissérie Verdades Secretas. No teatro, foram mais de 60 peças. No cinema, mais de 20 participações. Apesar de ciente das dificuldades, Eva Wilma amava o teatro e reconhecia a singularidade da vida de atriz. Ela deixa dois filhos, cinco netos e um grande legado para a arte brasileira.

Depois da morte precoce de Paulo Gustavo, vítima da Covid-19 aos 42 anos de idade, o mundo das artes enfrenta mais um luto com a perda de Eva Wilma, que morreu após lutar contra um câncer de ovário. A atriz, de 87 anos, estava internada há 1 mês na UTI do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, onde chegou a iniciar o tratamento oncológico.

Branded contents

Branded contents

Os dois exames mais utilizados na pesquisa do câncer de ovário são o ultrassom transvaginal e o exame de sangue do marcador CA-125. O ultrassom transvaginal pode diagnosticar uma massa no ovário, mas não pode realmente afirmar se é maligna ou benigna.

Um dos complicadores para o diagnóstico precoce do câncer de ovário é que, diferentemente de outros tumores, ele não tem um método de rastreamento eficaz, como o papanicolau para o câncer de colo de útero; a mamografia para o câncer de mama; e a colonoscopia para o câncer colorretal (de intestino).

Um comunicado oficial, postado pela assessoria de imprensa da artista, detalhou a causa da morte de Eva. "Comunicamos que a atriz Eva Wilma acaba de falecer as 22h08, em função de um câncer de ovário disseminado, levando a insuficiência respiratória. Nossos profundos e sinceros sentimentos a todos os familiares, especialmente a John Herbert Buckup Jr. e Vivien Buckup", disse, referindo-se aos filhos da atriz, frutos do casamento de Eva com John Herbert, morto em 2011. O segundo casamento de Eva Wilma foi com o também ator Carlos Zara e durou 23 anos.

Fatores de risco

O câncer de ovário é mais prevalente a partir dos 60 anos, quando a mulher não se encontra mais em fase reprodutiva. No entanto, a doença pode ser diagnosticada também por mulheres mais jovens, principalmente nos casos de hereditariedade.

Os principais são aumento do abdômen, dificuldade para se alimentar, dor na região pélvica e/ou abdominal, sangramento vaginal anormal (principalmente pós-menopausa), mudança no hábito intestinal, fadiga extrema e perda de peso.

Longe da TV desde 2019, quando viveu a personagem Drª Petra na novela "O Tempo não Para", da TV Globo, um ano antes Eva Wilma interpretou Dora, no filme "Minha mãe, minha filha". Nos palcos, suas duas últimas peças foram apresentadas em 2018: "Quarta-feira, sem falta, lá em casa" e o show "Casos e Canções", que protagonizou ao lado do filho John Hebert Jr.

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Em sua página oficial no Instagram, uma foto da artista deitada na cama do hospital e lendo um texto animou os fãs, esperançosos por boas notícias. "Ensaiando para gravar um 'off' para o filme 'As Aparecidas', cujas filmagens foram interrompidas por conta do momento. Foi gravado ali mesmo e depois finalizaremos em estúdio", disse a legenda da imagem. "Quem tem a arte na veia sabe que 'o show tem que continuar'", finalizou.

"As mulheres mais jovens, em fase reprodutiva, que têm uma predisposição hereditária para desenvolver a condição, podem optar por acompanhamento clínico mais precoce e frequente", orienta o médico da SBP.

Momentos casuais

Em quanto tempo um câncer se desenvolve? O tempo varia de acordo com a agressividade do tumor. No caso das doenças mais agressivas, pode levar poucas semanas, nas mais indolentes pode demorar muitos meses. Isso vale para os cânceres sólidos, bem como para os hematológicos.

Na noite deste sábado (15), a atriz Eva Wilma morreu em São Paulo, vítima de complicações de um câncer no ovário. Wilma descobriu a doença recentemente, em 7 de maio, quase um mês após ser hospitalizada no Hospital Israelita Albert Einstein para tratar de problemas cardíacos e renais, em 15 de abril.

"Mesmo que esses sintomas também estejam associados a muitas outras doenças ginecológicas, eles podem abrir o caminho para a realização de exames e a identificação do tumor no ovário", diz Lordello.

Como descobrir?

Nascida em 14 dezembro de 1933, em São Paulo, Eva Wilma foi um dos grandes nomes da dramaturgia brasileira e esteve ligada ao mundo das artes desde cedo. Aos 14 anos iniciou no ballet clássico e, tempos depois, se aventurou até na patinação no gelo. Aos 19 anos ela já participava do ballet do IV Centenário de São Paulo. Mas, pouco tempo, depois abandonou a dança para dar vida aos personagens no teatro. Fez parte do teatro Arena e do programa Alo Doçura, da TV Tupi. Foi no seriado, que durou 10 anos, que ela conheceu o também ator John Herbert, com quem ficou casada durante 23 anos e teve dois filhos: Vivien e John. Após a separação, a atriz se casou com o ator Carlos Zara.

“É de extrema importância que as mulheres saibam dessa doença”. Conforme a Coalização Mundial de Câncer de Ovário, responsável pela iniciativa que criou a data, as taxas de sobrevida do tumor em cinco anos variam, no mundo, de 30 a 45% enquanto as do câncer de mama ficam entre 80 e 90%.

Nascida em 14 dezembro de 1933, em São Paulo, a atriz foi um dos grandes nomes da dramaturgia brasileira; ela deixa dois filhos e cinco netos

Em outra publicação, os agentes da atriz se despedem dela pelo apelido carinhoso que Eva carregou ao longo da vida. "Vivinha é assim que vamos lembrar de você. Obrigado pelos momentos maravilhosos que vivemos juntos e estarão eternamente em nossos corações. Gigante Eva Wilma".

O processo de formação do câncer é chamado de carcinogênese ou oncogênese e, em geral, acontece lentamente, podendo levar vários anos para que uma célula cancerosa prolifere-se e dê origem a um tumor visível.

Quem pode ter câncer de mama?

O câncer de mama surge com frequência em mulheres a partir dos 50 anos de idade. Estima-se que somente 10% dos casos aconteçam antes dos 40 anos. Mas, mesmo sendo a minoria, as pacientes mais novas existem – e precisam de cuidados específicos.

Qual câncer Eva Wilma?

No último sábado (15/5), a atriz Eva Wilma morreu aos 87 anos em razão de um quadro de insuficiência respiratória em decorrência de um câncer no ovário. Uma doença silenciosa, segundo o oncologista Amândio Fernandes, da Oncomed. “O câncer de ovário é o segundo tumor maligno ginecológico mais comum.

Quando que Eva Wilma morreu?

15 de maio de 2021 Eva Wilma/Data de falecimento

Como saber se uma pessoa está com câncer de mama?

Sinais e Sintomas do Câncer de Mama
  1. Inchaço de toda ou parte de uma mama (mesmo que não se sinta um nódulo).
  2. Nódulo único endurecido.
  3. Irritação ou abaulamento de uma parte da mama.
  4. Dor na mama ou mamilo.
  5. Inversão do mamilo.
  6. Eritema (vermelhidão) na pele.
  7. Edema (inchaço) da pele.
Mais itens...