Essa foi a pantomima clássica. Após o obscuro período da Idade Média onde a Inquisição proibiu qualquer livre manifestação artística, surgiu na França em 1813 um genial pantomímico que reavivou o gênero. Jean-Gaspard Deburau criou o personagem Baptiste oriundo da família dos Pierrots da comédia francesa.
A forma literal é quando representam-se objetos reais e ações concretas, mais usada na forma de comédia e normalmente com o mímico lidando com objetos e pessoas "invisíveis", construindo sua dramaturgia, contando histórias e criando gag's, sobre objetos e coisas "que não estão lá".
Sente as crianças em círculo e uma a uma, a criança escolhe um cartão. Ao seu ouvido sussurre a respectiva palavra. De seguida a criança mima a ação perante os colegas, que terão de adivinhar o que fazendo. O primeiro que adivinhar, será o próximo a fazer a mímica.
Com todos sentados, peça a uma criança para escolher um cartão (sussurre a palavra ao ouvido se a criança ainda não souber ler); De seguida a criança mima a ação, enquanto os outros tentam adivinhar o que está a fazer; O primeiro que adivinhar, será o próximo a fazer a mímica e assim sucessivamente.
As adivinhas infantis, também chamadas de charadas infantis, são jogos de adivinhação para crianças, nos quais são feitas perguntas enigmáticas que geralmente têm respostas engraçadas.
Tem chapéu, mas não tem cabeça; tem boca, mas não fala; tem asa, mas não voa; tem bico, mas não bica. Resposta: o bule.
Sobre a charada: O que é o que é que tem uma porção de dentes mas não tem boca? A resposta pode ser: pente, alho ou serrote.