Aspectos Históricos. A área que hoje corresponde ao Estado do Amazonas não pertencia a Portugal pelos limites definidos no Tratado de Tordesilhas, assinado entre Portugal e Espanha em 1494. ... O decreto de criação da Província do Amazonas foi assinado por Dom Pedro II em 1850. O nome Amazonas é de origem indígena.
O Estado do Amazonas é um estado no noroeste da região norte do Brasil. Pesquisas arqueológicas apontam para ocupações passadas por grupos paleoindígenas de caçadores-coletores, onde foram datadas cerca de 11.
Seu território é dividido em 62 municípios, número menor que os 75 de Sergipe, o menor estado brasileiro. Boa parte dos municípios amazonenses apresentam grandes áreas territoriais.
cidade de Barcelos
1.
A cultura amazonense divide-se entre suas raízes indígenas e traços da colonização europeia. O estado conta, desde 1918, com a Academia Amazonense de Letras, que fortalece suas riquezas culturais. Na capital, destaca-se o Teatro Amazonas, considerado patrimônio cultural e arquitetônico da região, tombado em 1966.
1.
região Norte
Os Rios Voadores são uma espécie de curso d'água invisível que circula pela atmosfera. Trata-se da umidade gerada pela Amazônia e que se dispersa por todo o continente sul-americano.
“Na Amazônia, nós também temos fenômenos meteorológicos naturais da região, como o aru, uma espécie de neblina, névoa de manhã, que faz com que várias vezes os aeródromos estejam fechados e nós tenhamos que ir por baixo da camada”, comenta o militar.
Estas são algumas das perguntas que exploramos neste especial interativo.
Fronteiras por país
Peru
Verificado por especialistas. Olá! O Uruguai é o país que está localizado abaixo da linha do Equador (linha imaginária que divide o Globo Terrestre em dois Hemisférios) e tem como único limite com o país brasileiro, a fronteira com o estado do Rio Grande do Sul.
c) Verdadeiro – O país que possui o maior trecho de fronteira com o Brasil é a Bolívia. A fronteira entre esses dois países se estende por 3.
Com exceção do Chile e do Equador, todos os países da América do Sul fazem fronteira com o Brasil:
As fronteiras do Brasil ao norte são com a Venezuela, a Guiana, o Suriname e Guiana Francesa; tem costas ao nordeste, leste e sudeste no Oceano Atlântico. Ao sul faz fronteira com o Uruguai; a sudoeste com a Argentina e Paraguai; a oeste com a Bolívia e Peru e a noroeste com a Colômbia.
Estado brasileiro que faz fronteira com o Uruguai: Rio Grande do Sul. A fronteira do Brasil com a Guiana Francesa tem extensão de 730,4 km, dos quais 427,2 km são por rios e 303,2 km por divisor de águas. Estado brasileiro que faz fronteira com a França: Amapá.
O Brasil limita-se ao norte com a Guiana Francesa, o Suriname, a Guiana e a Venezuela; a noroeste, com a Colômbia; a oeste, com o Peru e a Bolívia; a sudoeste, com o Paraguai e a Argentina; ao sul, com o Uruguai e a leste com o Oceano Atlântico.
Foz do Iguaçu
A pequena cidade de Puerto Iguazú, na Argentina é uma das cidades do “Destino Iguassu” que está localizada na região da tríplice fronteira (Brasil, Paraguai e Argentina) fazendo divisa com a cidade brasileira de Foz do Iguaçu e a cidade paraguaia de Ciudad Del Este.
Afinal, a localização geográfica faz dela única no mundo. Ao fazer divisa com a cidade catarinense de Dionísio Cerqueira, considerada gêmea, e com Bernardo de Irigoyen, na Argentina, Barracão torna-se trifronteira e pode reunir dois países, três estados e três municípios em um mesmo ponto.
Uruguaiana